Páginas

sábado, 25 de abril de 2009

Montagem de um terrário

terrario terrario catrodrigues como fazer um terrario

Mini estufas ou mini terrários





Muito legal essas mini estufas,a idéia pode ser aproveitada como mini terrários na escola,ou para o aluno fazer em casa. Meus alunos, do sexto ano, já fizeram também em garrafas pets transparentes. Eles levam para casa e adquirem o hábito de cuidar desse pequeno jardim, ou horta, ou plantinha medicinal, ajuda criar consciência ecológica.

Muito obrigado pela visita!!!


Use o mouse para tocar tanto as teclas do piano, como as cordas do violino na página desse blog. Você pode, também, jogar damas ou jogo da velha nesta página. Sempre existe boas opções de lazer para fazer, principalmente em um jardim.abraços


Tutorial

Olá, iniciaremos a partir desse tutorial uma série de video-aulas que ajudarão iniciantes no blog, e no esclarecimento de possíveis dúvidas relacionadas ao mesmo. Espero que este tutorial como todos os outros seja útil para vocês. Qualquer dúvida, ou caso queira entrar em contato, basta que deixe um comentário.



Fonte: Templates Grátis

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Tem arco-íris no jardim


Foi um dia agitado no nosso jardim,dia de manejo sustentável, de cuidados especiais com os canteiros. Usamos farinha de osso para afastar as formigas, adubo ecológico, adubo orgânico especial para o gramado,retiramos ervas daninhas, folhas secas que caem das árvores (muita coisa fica para a reciclagem dos nutrientes no solo). Colocamos adubo, principalmente no pé das plantas, algumas estavam com as raízes expostas.
Um dos principais motivos das raízes expostas, é porque os alunos não gostam de usar o aspersor, eles preferem usar a mangueira para regar as plantas,eles dizem que assim têm maior contato com o jardim, e fazem, em cada turno pra essa tarefa.
Mas alguns alunos, apesar da boa vontade, esguincham a água direto na raiz das plantas, tornando expostas. Hoje recordamos a forma certa de regar, para evitar danificar as plantas do jardim, regando tipo chuvinha.Foi nesse momento que aconteceu algo único, aparececeu um arco-íris nessa chuvinha fina vinda da água que saía da mangueira, foi sublime.É lógico que todas as atividades envolvidas na manutenção do jardim, e o arco-íris (na chuvinha) de bônus, renderam muito assunto na aula teórica.
Assista o vídeo que ele tem tudo a ver com o que aconteceu no momento de regar as plantas.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Para nossa reflexão

Parabéns para toda equipe envolvida no projeto.Essa equipe ARRASOU!!!



Já teci nas primeiras postangens desse blog, muitos elogios ao trabalho maravilhoso da equipe envolvida neste projeto. É um trabalho de equipe fantástico, que além de todos os objetivos propostos para o projeto, busca a valorização da educação. Uma das pioneiras e mentora da etapa inicial do projeto a supervisora Carmem Pacheco, é incansável na luta pela escola pública de qualidade. Sempre tem idéias e projetos ótimos, que elevam a educação bem acima da mediocridade, e como coordenadora soube delegar tarefas, respeitando as habilidades, as particularidades, explorar o potencial e o dom de cada um, conseguindo o envolvimento de todos com autoridade e excelente fator motivacional. Realmente essa equipe arrasou, parabéns a todos os envolvidos. Como uma das coordenadoras da segunda etapa desse projeto, peço a Deus que me de porção dobrada da sua sabedoria, para que possamos continuar tendo bom exito e excêlencia na realização de nossos objetivos. Pela graça de Deus continuaremos colhendo bons frutos , em meio a harmonia de um jardim de muitas flores, tão bela e tão diferentes.. Muito obrigado.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Sustentabilidade: seja um consumidor consciente.




"A sustentabilidade está relacionada aos modelos do sistema de produção e de mercado, que respondem livremente as demandas da sociedade. Havendo procura, haverá oferta. Portanto as escolhas do consumidor podem definir um caminho na direção de um modelo que devasta o meio ambiente e gera desigualdade social ou de um modelo mais harmônico com as leis da vida. Escolha com responsabilidade na hora de comprar qualquer produto.
Veja algumas sugestões para tornar o meio ambiente mais sustentável:
-Comprar produtos produzidos na sua região.
-Utilizar papel reciclado, e reciclar, o que for possível, com bom senso.
-Recusar sacolas plásticas no supermercado.
-Consumir alimentos orgânicos: eles são melhores para a saúde pois, contém menos produtos químicos;eles são melhores para a terra, pois seu método de produção não reduz a fertilidade natural e a biodiversidade do solo; eles não contaminam as águas pelo uso de fertilizantes e agrotóxicos petroquímicos que são carregados pelas chuvas a lençóis freáticos e rios; o aumento do consumo fará o preço do orgânico ser reduzido.
-Consuma menos carne vermelhas.
-Tome banhos mais rápidos.
_Feche a torneira: 5 minutos de torneira aberta = 80 lts. de água.Economize água.
-Procure apagar as luzes que não estiverem sendo utilizadas. utilizar menos o ar condicionado, utilizar o ferro de passar com consciência, a máquina de lavar, reveja o selo de consumo nos seus eletrodomésticos.
-Usar o carro co bom senso, reduzem a emissão dos gases que causam o efeito estufa.
- Use folhas usadas como rascunho, e não imprima e-mails, textos, sem necessidade.
não depreze os dias dos pequenos começos. Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece. Cada um fazendo a sua parte vamos construir um mundo melhor, vamos deixar herança, patrimônio para as gerações futuras com sustentabilidade."

O manjericão




Nessa segunda etapa do projeto a supervisora Carmen Pacheco, resolveu formar o canteiro do chá, canteiro de plantas medicinais..Ela ,a princípio, está cultivando o manjericão. Leia, a seguir, curiosidades sobre essa planta.
curiosidades:
Nome científico: Ocimum basilicum
É nativo da Índia onde é cultivada como planta sagrada. É uma das mais importantes ervas culinárias. Usada em várias receitas, como por exemplo o macarrão ao pesto, arroz com ervas,
molho de tomates, salada de tomate, mussarela e manjericão, etc. Ele tem alto valor nutricional, entre eles; cálcio, vitamina A, B, etc. Deve ser colocado sempre por último nos alimentos, para não perder seus princípio ativos.
Ele tem um excelente uso medicicinal, veja alguns; digestão difícil, calmante, gases, azia, dor de cabeça, diurético, tosse, estress, exaustão, tensão muscular, falta de memória, mau hálito, infecção de garganta, etc.
Ele é um poderoso energizante, funciona como um tônico.
o manjericão é muito usado para a obtenção de óleos essenciais, como insenticida natural, e repelentes. Na região do Mediterrâneo a erva é plantada nos beirais das janelas para repelir os mosquitos e moscas domésticas.
Quando o manjericão florir, corte o pendão floral, isto manterá o vigor da planta e aumentará a sua longevidade, para isso é recomendado o replantio. Não é por acaso que os italianos chamam o manjericão de "erva rainha".


segunda-feira, 20 de abril de 2009

Professora Cirene-uma das pioneiras no projeto.


Esta entrevista foi feita com a professora Cirene .Segundo ela o nome oficial do projeto é adotando um canteiro na escola, começou no inicío do ano de 2008.
O projeto teve como objetivo conscientizar e levar os alunos a participarem da tentativa de recuperar pelo menos uma pequena parcela do nosso meio ambiente, que tem sido motivo de tanta preocupação de todos os povos.
Para que esse objetivo fosse alcançado, foi preciso "vestir a camisa", contar com a ajuda dos pais de alunos, "amigos da escola" que são nossos esposos que nos ajudaram muito.Os trabalhos mais pesados os "amigos da escola" faziam, como; a capina, a poda, e outros.Os trabalhos mais leves eram os alunos que colocavam a "mão na massa", como: carregar, juntar os lixos, plantar as mudas, molhar o jardim todos os dias, essa parte era e é ainda hoje, o mais prazeroso para os alunos.
Os pais e alunos foram nossos parceiros na hora da compra de materiais gastos: mudas, adubos, estercos, placas e a manutenção dos mesmos.
Tivemos recompensas maravilhosas ao presenciarmos o entusiasmo, a alegria e disposição com que o projeto foi desenvolvido pelos alunos.Desenvolveram trabalhos de pesquisa, produção de textos, gibis, poesias, matemática, geometria, geografia, ciências,português, literatura, artes.
Valeu a pena a intervenção pedagógica.
O jardim passou a ser o cartão de visitas da Escola Municipal Prof. Domingos Pimentel de Ulhôa.
Todas as pessoas que amam a natureza passam ali, admiram o jardim, pegam a mangueira, molham as plantas, até que está estressado vai pra lá regar as plantas e sentir o frescor daquele lugar.
Agradeço a Deus ,primeiramente, e aos alunos porque com entusiasmo nos ajudaram a vencer os obstáculos na realização desse projeto, do qual eles aprenderam muito, o quanto é valioso viver num lugar limpo e cuidado.
E não parou por ai, eles estão em outra série este ano e continuam cuidando e aprendendo com o jardim, orientados pela professora Lia Fernandes ( numa segunda etapa do projeto).E tem todo o meu apoio , o que precisarem podem contar comigo. Professora Cirene.

domingo, 19 de abril de 2009

Tudo tem seu tempo.


Tudo tem seu tempo,tempo de plantar e tempo de colher o que se plantou.(eclesiastes). Nada como um dia após o outro.A alegria do Senhor é a minha força.
Os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias, caminham e não se cansam, correm e não se fatigam.( Isaias).


Editorial: O projeto é um trabalho de equipe, e todos participam.


Como os alunos trabalham em equipes, mas têm a liberdade de trabalhar individualmente ou em duplas, mais de uma das minhas alunas postou essas imagens no orkut delas,como achei interessante e intrigante que vários alunos postaram as mesmas imagens resolvi postar aqui e fazer uma reflexão, por que eles têm acesso a esse blog. Creio que o interesse foi geral por que eles quiseram mostrar as diferentes personalidades em sala de aula, e que muitas vezes são fonte de irritação e conflito, até mesmo no momento de trabalhar em equipe,sejam grupos menores ou maiores. Esse assunto rende, também na aula de religiâo ( algumas escolas chamam de OPV). E deu uma ótima dinâmica, uma vez que toda equipe, nos grupos dos meus trabalhos e projetos, precisa ter um lider, que use de autoridade, saiba respeitar as diferenças e administrar as mesmas com sabedoria, justiça, bom senso, sem que ninguém queira aparecer mais que os outros, sem substimar a inteligência dos colegas, e saber o exercício da gentileza, da consideração e da boa educação. Sabendo que cada um tem seu valor, que todos somos iguais perante Deus, e cada um com seus dons e habilidades tem algo de bom para contribuir, sem entrar numa batalha de egos.Porque quem é bom de verdade, não precisa provar nada pra ninguém, essa pessoa é conhecida pelos frutos que ela produz ao longo da sua jornada. é uma pessoa que aprendeu a viver acima da mediocridade,sem fazer alarde, não precisa provar nada pra ninguém, a não ser pra Deus.Recebeu do Deus Vivo a unção da águia, e quem nasceu pra ser águia jamais rasteja, voa bem acima da mediocidade, nos lugares altos da Excelência e só depende de Deus mesmo. Lia Fernandes.

sábado, 18 de abril de 2009

Reflexão



,


No jardim da nossa vida Deus plantou um grande número das mais variadas espécies de flores que são os nossos familiares e os nossos verdadeiros amigos, e somos regados com a graça divina que a cada manhã se renova sobre nossas vidas.abraços

Meu primeiro Gif Animado

Estou ensinando os alunos fazer a transforma;'ao das fotos tiradas para o projeto em gifs animados.As fotos acima ja s'ao o inicio dessa atividade.Eu professora Lia entrei em outra etapa do projeto, onde os alunos, em grupo, estão criando seus próprios blogs, sobre o projeto do jardim ecológico. Eu e a laboratorista da escola estamos criando um tutorial básico para que eles façam seus blogs com o máximo de recursos disponíveis. Posteriormente o link desses blogs serão disponíveis neste blog, para que nossos visitantes possam prestigiar o blog desses alunos.
create animated gif
Create animated gif
Professora Lia
Faça o seu próprio Blingee

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Obrigado pela visita!!!


Atividade pedagógica- Marlene-Girassol



Os alunos da Marlene pesquisaram, na internet no laboratório de informática, sobre as flores do jardim da escola deles.
Sobre o girassol descobriram muitas curiosidades, por exemplo;
O girassol sempre se vira para o sol, dai o seu nome, ele se vira como uma antena natural para captar os raios solares, e quando não tem sol ele se vira para outro girassol. Seu nome científico é Heliantus, que significa flor do sol.
Do girassol tudo é aproveitado,sementes, flores,ramos, etc.O girassol precisa de insetos polinizadores como as abelhas, para que ocorra sua reprodução.

Jardim de cores



Observação:
Não se esqueça: para tocar o violino, no lado direito desta página, é so passar o mouse.

Atividade pedagógica- Marlene





A Marlene esta trabalhando o jardim como ferramenta pedagógica, dentro do projeto ambiental dela sobre A Água do Planeta. Nas fotos acima, os alunos visitaram o jardim da escola e pesquisaram sobre os seres vivos mais comuns do jardim, e a importância da água para os jardim
Depois na sala de aula realizaram várias atividades, tendo como tema principal a importância da água para os jardins.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Obrigado pela visita.

Flores e uma linda mensagem que a Marlene enviou

Na foto acima os alunos da Marlene pesquisam na internet sobre água e jardim, assistem apresentação de power point sobre a importância da água para os seres vivos.
A Marlene oferece esta linda mensagem em apresentação de power point a todos os visitantes do nosso blog. É só ir clicando no botão de avançar para visualizar apresentação..abraços

Apresentação de power point da minha aluna Maria Luiza e seu grupo



A aluna acima é a Maria Luiza do sexto ano A da Escola Municipal P. Domingos Pimentel de Ulhôa,ela é uma das alunas que esta no projeto desde o seu início. Este ano como minha aluna, juntamente com seu grupo fizeram esta apresentação de power point para apresentação do trabalho sobre meio ambiente, logo recomeço das atividades do projeto neste ano.Abaixo segue a apresentação dos slides do power point.

Passe o mouse para tocar o violino que você visualiza no lado direito deste blog, mesmo que você não tenha a menor noção de como tocar o instrumento, o som sai harmonioso. A primeira sinfonia agente nunca esquece.
Sugestão de atividades pedagógicas para a aula de artes, uma mini sinfonia no jardim, com alunos que saibam tocar algum instrumento; reproduzir música erudita em algum tipo de mídia, para desmistificar a música clássica; músicas à escolha dos alunos; paródias sobre o meio ambiente ou sobre a temática do projeto ,depois apresentar a música entre os canteiros do jardim (sinfonia entre os os canteiros); etc.
Pode criar instrumentos, de percussão por exemplo utilizando recicláveis, depois os alunos pintam e enfeitam esses instrumentos (personalizam) , assim alunos que não sabem tocar instrumentos mais tradicionais, ficam na percussão e todo mundo participa. abraços. Lia e Marlene.

Muitas flores ao som de Mozart

A criança tem um dom espontâneo de amar a natureza.





música e natureza

Belos jardins

domingo, 12 de abril de 2009

To the garden e mini herbário





Sugestão de atividade com o projeto de jardim na escola, para a aula de inglês.Assista o vídeo. è só clicar no link.
Outra sugestão para a aula de ciências, é a classificação de plantas medicinais, desidratadas, ou um mini herbário. abraços.

Jardim no apartamento





Se a pessoa mora em apartamento ela pode ter mini jardins, micro ecossistemas, em vasos , ou floreiras, ou nas coberturas, e se tiver espaço no condomínio, jardins coletivos cuidados pelos moradores.
O projeto estimula alunos que moram em apartamentos, a cultivarem vasos com salsinhas, cebolinhas, hortelã, chás, em pequenos vasos.
As fotos desta postagem são sugestões de vasos, principalmente, para apartamentos, um deles trabalha a reciclagem de pets.
____________________________________________________________________

Curiosidade: Jardins suspensos da Babilônia.



" Do ponto de vista histórico não existem vestígios escritos que certifiquem a existência de cultura inerte (sem terra), nas civilizações antigas.Sabe-se hoje que os babilônios criavam zonas de frescor através de grandes árvores e que estas ofereciam o meio ideal para a imigração de plantas mais delicadas ao solo.Evitando assim, a evaporação e protegendo-os de um solo demasiado seco e ardente.Estes locais ficaram conhecidos como jardins suspensos da Babilônia.estes jardins eram estabelecidos sobre terraços, feitos a partir de planos sobrepostos. A terra fértil era conduzida para zonas de plantação onde se isolava do vigamento do terraço por uma folha de chumbo. O princípio de irrigação consistia em cadeias sem fim de águas que provinham do rio. Está água retornava seguidamente e se infiltrava através do solo, que ia ganhando conduções de drenagem, formando verdadeiros riachos e cascatinhas que aumentavam o encanto dos seus jardins dignos de Deus.As técnicas e conceitos desses jardins permanecem, ainda hoje, sendo um mistério para a humanidade."
Texto pode ser explorado tanto na aula de história, como na de geografia, português, artes, ciências, etc.
___________________________________________________________________

http://alfa_gemini.bravejournal.com/entry/22285

Arquivo do blog

Seguidores do Blog Jardins e CIA, Seja Bem Vindo