Páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Neemias : Um Líder Segundo O Coração de Deus.-- Escrito por Lia Fernandes.



Neemias : Um Líder Segundo O Coração de Deus.
Escrito por Lia Fernandes.
Meditação baseada na Leitura do livro de Neemias.

Meditando no livro de Neemias,pude ver como Deus realmente capacita os escolhidos.
Neemias era copeiro do rei,mas soube ser estrategista muito sábio para alcançar primeiro o coração do Rei dos reis,depois do rei Artaxerxes e depois alcançar os seus objetivos,a concretização dos seus sonhos.Realizar  seus projetos e planejamentos,coberto da misericórdia e da providência de Deus.
Neemias foi chamado por Deus para liderar a reconstrução de Jerusalém, e se revelou um líder nato.
CONTEXTO:
Neemias = O Senhor é misericordioso; O Senhor consola.
No hebraico o livro de Esdras e de Neemias formam um só livro no Antigo Testamento.O enfoque maior do livro de Esdras é a reconstrução do templo em Jerusalém. O enfoque maior do livro de Neemias é a reconstrução dos muros,das ruínas,das portas,das residências em Jerusalém.Neemias deu grande enfoque também, a renovação espiritual,a consagração pessoal e coletiva,a leitura e cumprimento da Palavra de Deus.
Neemias filho de Hacalias. A bíblia não diz muito de Hacalias,então Neemias não era da nobreza. Ele trabalhava para a nobreza. Neemias era copeiro do rei Artaxerxes,na cidade de Susã ( uma cidade real e de  residência dos soberanos da Pérsia, na província de Elã, sobre o rio Ulai.
Neemias estava levando uma vida confortável como " funcionário público federal",  do alto escalão, desfrutando de ser o predileto do rei. Confortável entre aspas, pois sendo copeiro do rei,ele era o primeiro a experimentar qualquer alimento do rei.Caso  o alimento estivesse envenenado, ele ia ser o primeiro a passar mal,ou a morrer.Enquanto isso o rei saia ileso.
Ser copeiro do rei,era um cargo de confiança,era como ser o chefe da segurança real.Expunha a vida,para salvar a de outro.Ser copeiro era um cargo de alta confiança do rei,escolhido a dedo.
A desconfiança aumentava ainda mais porque Xerxes,o pai de Artaxerxes, fora assassinado no próprio quarto por um cortesão.Então os cuidados sobre o rei estavam ainda mais redobrados.
No exercício de suas atividades no palácio ,no mês de Quisleu ( o nono mês do ano ), no ano vigésimo,chega Hanani (que significa o senhor é misericordioso) .Hanani chega para trazer a má notícia.Hanani era irmão de Neemias,também trabalhava para o governo. Era encarregado dos assuntos judaicos em Jerusalém,por isso estava a par dos assuntos,e das últimas notícias sobre todo o reino. Hanani noticiou que os muros de Jerusalém foram derrubados,a cidade em ruínas,as portas destruídas.O povo estava desprotegido e indefeso contra os inimigos( Nee 1: 1,2).
Diante desse contexto,podemos observar que Hanani,com outros homens,deram a notícia: os judeus que restaram,o restante fugiu ou morreu.Neemias perguntou também sobre os sobreviventes do cativeiro( foram cativos da Babilônia). Hanani diz que os que sobreviveram do cativeiro( já viam de uma situação difícil,saíram do espeto para cair na brasa), estavam em Jerusalém,numa cidade em ruínas,sem muros,sem proteção,sitiada pelos inimigos e opressores,as portas destruídas pelo fogo,passando por grande sofrimento e humilhação (Nee 1:3 ).
Diante da má notícia o coração de Neemias fica triste com razão. Primeiro Neemias senta e chora,lamenta por dias. Só que ele chorou para Deus.Neemias não estava conformado ( Ne 1:4).Ele entrou em jejum e oração ao Deus Vivo,o Único que poderia dar a orientação ,as instruções para o coração de Neemias.
Neemias vivia uma vida confortável,mas não era insensível aos problemas humanos, aos problemas de seu povo,não era egoísta,nem desumano,muito menos omisso. Neemias fez o que qualquer filho de Deus verdadeiro ,genuíno e justo faria; levou os problemas para Deus em oração. 
O crente se tiver de chorar,chora  para Deus,que recolhe as nossas lágrimas em tacas de ouro. Neemias era perito em fazer perguntas inteligentes,sábias, e em fazer a oração que faz a diferença.
Observe a oração de Neemias:
Neemias exalta a soberania de Deus.Adora ao Senhor.Traz a memória os feitos poderosos e a fidelidade de Deus que não falha jamais.Ele cita a misericórdia de Deus sobre os justos e até sobre os injustos.
Diante da constatação da soberania de Deus. Neemias diz : que os teus ouvidos Senhor,estejam atentos a minha oração. Neemias está dizendo: eu não estou orando para qualquer um. Não estou orando para um deus de pedra,nem de gesso, nem de metal,nem de ouro,nem de palha,nem de pano,nem de vidro,nem de papel. Estou orando ao Deus eterno,ao Deus Único,ao Deus Todo Poderoso,ao Deus Vivo ( que tem os olhos e os teus ouvidos bem abertos). É um Deus Vivo, o Deus que tudo vê,que tudo ouve. Não é mudo,cego,surdo.
É Deus Onisciente,Onipresente,Onipotente,Imutável,Justo,Todo Poderoso. É o Deus Verdadeiro. Que ouve mesmo as orações dos seus justos,dos seus filhos. Esse é o Deus Altíssimo,Deus que  tem zelo pela Sua Palavra ,sua Igreja e por Seu povo.
Na sua oração Neemias lembra também,que ele não é nada diante do poder de Deus,lembrando que ele é apenas um servo,que ora a Deus dia e noite.
Neemias estava totalmente certo.Para quem nós vamos se só o Deus vivo tem a Palavra da vida. A Palavra de Deus diz que o Senhor ajudará ao necessitado quando clamar,e ao aflito e ao que não tem quem o ajude.
Neemias tinha plena consciência disso.Baseado na soberania e no poder de Deus e das Suas Palavras,Ele chega a Deus, em humildade, em jejum ,choro,súplicas, rendição,entregando seus problemas para Deus vivo.Total entrega. (Ne 1:5).
Neemias se colocou na brecha,orando ,intercedendo pelo povo de Deus e por Jerusalém. 
Faz uma confissão,reconhecimento de pecados,do agir indevido,corrupto, vergonhoso.Neemias não isenta ninguém da culpa,nem a ele mesmo,não se exclui. Faz confissão  e arrependimento. Mas reconhece que depende da misericórdia de Deus.Sabe também que prostrado e derrotado o justo não pode ficar (Nee 1: 6,7).
Esse povo é chamado pelo nome de Deus.E o nome de Deus não pode ser jogado na lama. Este povo está sobre uma promessa de um Deus Fiel, o Deus Verdadeiro.
Em Neemias 1: 8,9 = Neemias traz a memória aquilo que traz esperança. Ele lembra das promessas de Deus a Moisés. Mesmo espalhados o Senhor os ajuntará,guerreará por eles,reunirá,trará de volta em segurança, para os bracos do Pai.
Neemias diz ao Senhor : esse povo é  o seu povo,são seus servos.Só  o Senhor os pode resgatar com seu grande poder e seu braco forte. Neemias pede a Deus que ele ouça a sua oração,pois o coração de Neemias tem prazer em temer o nome do Deus eterno.
Neemias lembra que ele é copeiro do rei,apenas um humilde servo.Sabe que sem Deus ele não pode absolutamente nada. Ele pede ao deus soberano;estratégias, recursos, que Deus lhe de a solução, tornando-o assim bem sucedido nos seus planos de resgate e restauração da honra de Jerusalém.
No capítulo 2,já no mês de Nisã ( o primeiro mês do ano ), se passaram então 4 a 5 meses da notícia , da primeira oração, um período de consagração (jejum, oração, adoração ). Até chegar  a primeira oportunidade,a primeira chance de Neemias.
Neemias,no pleno exercício de suas funções,na hora de servir o vinho real,achou graça diante de Deus e do rei.Neemias foi servir o rei,estava muito triste por causa da situação de seu povo e de Jerusalém.Por ser um homem piedoso e muito compassivo,a tristeza no seu semblante era inevitável.Ele amava seu povo,e é natural que sua alma, estivesse profundamente triste e se refletisse no seu semblante, nas suas  feições.
O rei notou,provavelmente pelo rei ter notado,Neemias devia ser um homem sereno,bem humorado,feliz,positivo,de bem com a vida.Pois Nee 2:1,diz ;que Neemias nunca tinha estado triste na presença do rei. É obvio que diante disso; o rei notou,e percebeu que algo não estava bem,alguma coisa  estava  incomodando , e muito Neemias ( o seu servo predileto).Preocupado o rei quis saber o porque. Pois Neemias estava bem de saúde física. Então o rei concluiu que o problema era emocional, era do coração,da alma aflita.
Neemias responde com outra pergunta, aproveita a oportunidade,citando primeiro a profanação dos túmulos onde seus pais foram sepultados,a ruína da cidade,dos muros,das portas.Neemias responde de forma concreta e efetiva.
Neemias deixa claro que primeiro ele recorreu ao Rei dos reis,para que Ele movesse o coração do seu "patrão",  do rei,ao seu problema.Neemias diz que primeiro orou a  Deus,falou com Deus primeiro, só depois falou com o rei.
Neemias faz a petição precisa;"me deixa reconstruir a cidade do meu povo.Neemias queria reerguer do pó e das cinzas Jerusalém.E ele é bem sucedido no seu desejo,pois ele se preparou para estar  na presença do rei.E ele não chegou na presença do rei de qualquer jeito,teve quatro meses de preparo.
Quando chegou o tempo de Deus ,a hora certa do Deus vivo,o milagre aconteceu. O tempo de Deus é perfeito,Deus não se atrasa,Ele chega na hora certa, não falha. Neemias já tinha tudo arquitetado e pronto.Planejou com precisão,funcionalidade e sabedoria ,para apresentar seus projetos ao rei.
Neemias não disse espere,vou pensar em algo.Neemias tinha um sentido de urgência santa.E soube aproveitar cada oportunidade.De pronto, apresentou um plano perfeito,efetivo,sábio,funcional, eficiente.
Neemias chegou tão preparado por Deus,que ele sabia exatamente o que ele deveria fazer.Afinal quando estamos no centro da vontade de Deus,por sua graça, o homem propõe e Deus dispõe,segundo o seu querer e o seu mover.Estava tão bem preparado que não esqueceu de nenhum detalhe. Sabia inclusive que precisava das cartas de recomendação,para ter livre acesso nas estradas e nos atalhos para ir  a Jerusalém.
Neemias tinha uma história de vida honesta,responsável,competente,justa.  Recomendar alguém com essa índole não é difícil. Por que nem tudo nessa vida o dinheiro compra.
Neemias vai em frente,se empolga,e pede cartas de autorização para adquirir os materiais de reconstrução. Mostrando que ele tinha conhecimento de planejamento, de administração, organização, logística, etc. Teve apenas 4 meses para pensar em tudo, estudar cada detalhe, montar projetos, planilhas, relatórios, cartas, etc.
Isso se chama preparação com propósito.Pois nada na nossa vida é de propósito,mas é com propósito.Os perfeitos desígnios e propósitos do Deus Eterno,a Seu modo e  a Seu tempo se realizam na nossa vida..Não existe coincidência,existe Providência.A Providência Divina.
Neemias estava copeiro do rei,estava de passagem.A missão que Deus tinha para ele era tremenda e extraordinária,planos de excelência.Deus colocou Neemias como copeiro do rei,para no Seu tempo certo levar Neemias muito mais além.A verdadeira missão dele era a de Grande Líder, construtor, engenheiro, projetista, resgatador,  diplomata,  intercessor, mediador, juiz  , motivador, encorajador, legislador, Governador. 
Neemias fez um planejamento sustentável,dentro de um orçamento não abusivo,e muito menos superfaturado,honesto,justo,transparente.Basta ver por exemplo que ele disse que nos portões da cidade não seriam usados cedros caros,importados do Líbano.Ele ia usar madeiras nativas,comerciais,de bem perto dos muros ( Nee 2:8 ). Fez um planejamento tão preciso de reconstrução,um projeto e uma engenharia de ponta (para a época),para reconstruir os muros,as portas,as residências da cidade. E o planejamento foi tão perfeito que a execução do projeto levou apenas 52 dias. Levou 4 meses de planejamento, e menos 2 meses para executar todo o projeto.
Teve exito,apesar da forte oposição,apesar da ira , da fofoca, da calúnia, da inveja, da turma dos contrários,que já estavam armando contra Neemias.( Ne 1:10).
Deus instrui Neemias em tudo,e orientou Neemias para ir fazer um reconhecimento do terreno,da cidade,dos muros,etc.Isso só levando uma pequena equipe de confiança,sem revelar os planos para mais ninguém.Fez tudo em segredo.( ver Nee 2: 11 a 16 ).
Neemias como sempre primeiro contou seus planos para Deus,mantinha segredo e só revelava no momento certo(Ne 2 : 16 ).Neemias vai,oficialmente,para Jerusalém,e agora sim,convoca os moradores,e no momento certo de Deus,revela a Sua missão. Confronta o povo com sua real condição. Não só a cidade estava em ruínas,mas a vida de cada habitante do lugar,estava aos pedaços.
Tinha chegado a hora de dar um basta nesta situação humilhante. Era a hora do livramento de Deus para o seu povo.Era a hora da determinação de Deus,e de Neemias e do povo chamado pelo nome do Deus Eterno. Neemias chama o povo,expõe seus planos.Sem passar sermão,se apresenta para ajudar,se prontifica,coloca a disposição. Convoca o povo para reconstruir ,restaurar ( em todas as áreas) ,levantar literalmente Jerusalém ( Nee 2 : 17 ).
O povo se motivou,eles precisavam de um encorajamento,de alguém que levantasse sua auto-estima,de uma mão estendida,alguém que fosse instrumento da misericórdia divina. agora era tempo de colo,consolo e da graça do Deus Eterno.
Neemias e Barnabé (Novo Testamentamento),têm o mesmo dom;o do Encorajamento,do bom ânimo,da misericórdia,dom da empatia e da compaixão. 
Nosso Deus é misericordioso,a Bíblia diz que a cada manhã suas misericórdias se renovam sobre nós. Se não for a misericórdia de Deus na vida de cada um,ninguém vai, e ninguém volta de lugar nenhum.Estamos vivos só por causa da misericórdia de Deus. Deus é Deus de Juízo,mas também e Deus de Graça  e de Infinita  misericórdia. Ele não esmaga a cana quebrada ,nem apaga a torcida que fumega,a bíblia diz isso.
Muitas vezes o que o irmão precisa,não é um acerto de contas,mas precisa é de um  desaperto,um consolo,compaixão para o coração e para a alma. E o que se percebe ,muitas vezes não só o ímpio, mas dentro da própria igreja,entre irmãos, o que fazem é colocar uma casca de banana e empurrar ladeira abaixo,viram algozes. 
Viram algoses ,quando poderiam ser instrumentos de Deus,na restauração da vida daquele irmão,daquela pessoa que precisa na verdade é de ajuda.E esquecem que se forem capazes de exercer a misericórdia,amanhã quando essa pessoa estiver restaurada, pode ser usada por Deus , para abençoar a vida dos irmãos e da igreja.
Vamos lembrar de um episódio importante da vida de Davi:
Jônatas, filho do arqui-inimigo de Davi: o rei Saul,era um dos melhores amigos de Davi,não deixou o veneno de Saul  o seu pai,contaminar seu coração contra Davi. Davi era o melhor amigo de Jônatas(apesar da desaprovação de Saul).E Jônatas ajudou muito Davi,inclusive de escapar dos planos de morte de seu pai perverso e invejoso.
Quando Davi virou rei,soube que Mefibosete filho de Jônatas estava em situação degradante,de miséria rastejando,coxo, em Lo-Debar.Ao receber a má notícia,se revoltou,se indignou e tomou uma atitude.Davi não aceitou a condição humilhante de Mefibosete. Agora era o tempo de Deus,de Davi retribuir a gentileza.Mandou buscar Mefibosete filho de Jônatas para morar no seu palácio,e se assentar na mesa do rei. Jônatas lançou seu pão sobre as águas , e Deus honrou na pessoa de seu filho,e usou Davi como instrumento de misericórdia na sua vida.  Só Deus conhece os segredos do nosso coração,Ele sabe quem somos de verdade. 
Neemias desde que recebeu as notícias sobre seu povo,se dispôs a ajudar,sem fazer alardes.Não lançou palavras de acusação sobre o povo,chegou para somar e ser instrumento de benção na vida de cada um.Chegou trazendo boas notícias,foi portador de boas-novas.Trouxe palavras de restauração e misericórdia,de ajuda.
Nemias fez as alianças certas,usou os recursos certos,estabeleceu alvos e objetivos sábios e precisos,viáveis para o povo reconstruir Jerusalém,suas vidas e suas famílias. Afinal eles iam começar do zero.Reerguer das cinzas e do pó ,quem não nasceu para ficar prostrado.E Neemias os motivou. ( Nee 2 : 18 ).
Deus realmente não escolhe capacitados,Ele capacita os escolhidos.Pois Neemias era copeiro,mas na unção de Deus,liderou e conduziu a reconstrução de Jerusalém com excelência, com sabedoria vinda do alto.Neemias foi chamado para ser cabeça, não foi chamado para ser cauda.E tudo isso não esta condicionado,nem ligado,a situação financeira.
Quando uma pessoa é próspera,não é o dinheiro que define prosperidade.Ela é próspera naquilo que Deus designou para ela realizar e fazer. Naquilo que ela se propôs a fazer na vida,para a glória de Deus.E não só fez mas executou com excelência tudo que foi destinado e designado para a pessoa fazer.
Classe social e boa situação financeira,não definem prosperidade e sustentabilidade. Neemias era próspero e era copeiro do rei.Sua prosperidade estava condicionada,principalmente ao seu caráter,inteligência,sabedoria,habilidades, talentos,dons,a sua grande fé em Deus,honestidade,justiça,honra,conduta correta.
Quando o povo soube que quem estava vindo para reconstruir era Neemias,os caminhos já estavam abertos por Deus,e o povo despreocupou,pois sabiam que estavam em boas mãos.A bíblia diz que a humildade precede a honra.A boa fama  de Neemias o precedia.Suas credenciais,vinham do Rei do Universo, selados desde a eternidade dentro do coração de Deus Pai.
Apesar da oposição ferrenha,da zombaria,do desdém,da inveja,da intriga,da ira,do escárnio,da maldade da turma dos contrários,dos inimigos ( Nee 2:19 ), Neemias não se intimidou.Os olhos de Neemias estavam fixos no Senhor,ele não desanimou,não deu ouvidos a voz do diabo.E também não deixou o povo desanimar,incentivando-os.
Neemias exalta o poder de Deus,lembrando que a obra é do Senhor,e ele e o povo são meros instrumentos.Quando a obra é de Deus,ninguém pode impedir. Neemias lembra os inimigos disso.Lembra que os inimigos não têm legalidade sobre eles,e nem sobre Jerusalém.Afirma que os inimigos não tinham moral alguma, para insultá-los e humilha-los.Afinal a história de vida  deles era uma vergonha. Não tinham nada memorável que pudesse favorece-los ( Nee 2:20).
O capítulo 3,é um dos capítulos mais importantes para definir o projeto,a planta, a geografia de Jerusalém.Aqui Neemias dividiu o trabalho e as tarefas a cada grupo.
Fez essa divisão; colocando cada grupo perto de suas casas( Ne 3: 10,22,23,28,29,31),já pensando em não perder tempo com deslocamento. Cada grupo teve suas tarefas.Apesar que os nobres de Tecoa ( a burguesia),se recusaram a ajudar e fazer o trabalho, não acataram as ordens (Nee 3:5 ).
Praticamente todos ajudaram,com raras exceções:
O Sumo Sacerdote e os sacerdotes(Nee 3:1), os ourives,os perfumistas,os governadores(Nee 3:8, 9,10), as mulheres(Ne 3 : 12), os levitas(Ne 3:17), os guardas( Ne 3:29),os serviçais do templo (Ne 3: 26), comerciantes (Ne 3: 31,32).
Neemias distribuía o trabalho para uma maioria de trabalhadores leigos no assunto de construção e engenharia civil. Mas com a devida capacitação divina e as instruções  e liderança de Neemias obtiveram sucesso.Foram bem sucedidos apesar de toda oposição dos inimigos (ver capítulo 4).
Neemias entregou tudo para Deus em oração(Nee 4:4 e 5).Em meio a tanta oposição,perseguição,intimidação,ameaças,escárnios,zombarias,desrespeitos, calúnias,a obra ,que era de Deus acima de tudo,foi realizada.Ignorando ataques,boatos (Nee 4:6, 4:11 ). Mesmo diante do perigo iminente,da inveja,da covardia(Nee 4:7,11),mesmo assim prosseguiram para o alvo,para os seus objetivos. 
Neemias não foge do confronto,se mostra cada vez mais estrategista, e agora de guerra (Ne 4: 13 a 16 ).
O Senhor não desamparou seu povo, e frustrou os planos dos inimigos(Ne 4:15).
A Palavra de Deus diz: Que o Senhor frustra os intentos e as maquinações dos nossos inimigos, para que eles não possam levar coisa alguma a efeito,não possam realizar suas obras e seus intentos.
Neemias montou equipes de guardas e oficiais, armamentos ( Ne 4: 13,16,17,18,22,23).
Deus pelejou e lutou por seu povo,se levantou em favor deles.( Ne 4:20) . Dessa maneira a obra prosseguiu firme,não parou e teve bom exito. Quando Deus esta envolvido o minimo que recebemos Dele , é a vitória.
Vemos a liderança de Neemias também nas questões jurídicas. Ele se levanta como Juiz para resolver e corrigir as injustiças sociais com sabedoria e ousadia(Neemias 5).
Liderança como governador,governou com justiça(Nee 4: 14 a 16).
Liderança espiritual; mandou o escriba Esdras trazer as Escrituras Sagradas,e Esdras leu a Palavra de Deus,em praça  pública,em voz alta( Ne 8:1 a 3).
Todos prestaram culto,louvaram,adoraram ao Senhor,se renderam a Deus,com o rosto em terra. Depois a Palavra de Deus foi lida,interpretada e explicada, até que o povo entendesse o que estava sendo lido.Estudaram a Bíblia em profundidade. E aquele dia foi consagrado ao Senhor.(Ne 8:9 e 10).
Neemias convida o povo a se alegrar no Senhor,celebrar com júbilo(Nee 8).
Após a celebração,Neemias convoca o povo para um período de consagração: confissão de pecados,jejum,vestir pano de saco,colocar o rosto no pó,constritos de alma e coração, leitura contínua da Palavra,orar em todo tempo.Era tempo de consagração,louvor e verdadeira adoração (Nee 9).
Logo após esse período o povo fez um acordo, por escrito, com Deus; de seguir a Lei de Deus e obedecer fielmente seus mandamentos(Ne 12). Neemias se saiu muito bem como líder,foi bem sucedido e próspero em tudo que lhe foi designado .
Neemias com uma liderança ousada,sábia,corajosa,mobilizou e motivou Jerusalém na reconstrução,apesar da forte oposição. Se revelou um modelo de um líder crente no Deus vivo: no Governo.Homem íntegro,sábio,bom,justo,honesto,corajoso,de muita fé,compassivo,organizado,humilde,abnegado,trabalhador,com motivações puras,de oração e intercessão,adorador por excelência,exemplo de liderança em todas as áreas,o modelo de político a ser seguido.Um líder notável.Se fosse na linguagem de hoje,poderíamos dizer que Neemias era : " O Cara ".
No livro de Neemias temos um exemplo de  líder nato e piedoso.Não por suas próprias forças mas, porque a mão de Deus estava com ele.Deus o escolheu,o chamou . Ele atendeu o chamado, e o Senhor o capacitou e deu os recursos e os meios certos. Neemias fez tudo sem segundas intenções. Fez só para agradar a Deus.Para que o nome do Senhor fosse honrado,glorificado,exaltado entre as nações(Ne 13:31)
Neemias exerceu uma liderança sustentável. 
Todos os líderes espirituais podem aprender com Neemias,como conduzir o rebanho de Deus com sabedoria e misericórdia,com a orientação e a justiça de Deus.É tempo de reconstruir os muros espirituais da Igreja De Cristo.É tempo de verdadeira consagração e adoração verdadeira,com motivações puras.É tempo de  levantar pessoas dispostas a serem instrumentos nas mãos de Deus,só para a glória Dele. Que Deus tenha misericórdia das nossas vidas Shalom
ESCRITO POR LIA FERNANDES
FONTES:Biblia de estudo 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores do Blog Jardins e CIA, Seja Bem Vindo