Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Estudo do Pastor Caio Fábio: Discípulos Compromissados



Estudo do Pastor Caio Fábio
DISCÍPULOS COMPROMISSADOS
Ha muito tempo atrás,e põe tempo nisso,fiz a transcrição de uma fita de áudio ,tempo do toca-fitas,de um estudo do Pastor Caio Fábio.Revendo umas agendas antigas minhas,achei essa transcrição. E como achei,ela muito oportuna,e com um assunto tão atual,diante das ondas de protestos,que estamos vivendo no Brasil,resolvi compartilhar esse estudo do Pastor Caio Fábio,porque faz uma reflexão social profunda, e o assunto é atemporal.
Vamos ao estudo:
Discípulos compromissados. Estudo do Pastor Caio Fábio.
Ler: Atos 13:36/Atos 13:32 a 41
Discípulos compromissados que fazem a diferença:
Texto bíblico significativo para nossas vidas no dia a dia(conflitos,dúvidas,crises, tentações ,sofrimentos,etc).
Esse texto da Palavra de Deus,que sempre se renova,sempre nos desafia,coloca sempre diante de nossa face algumas realidades novas.Cobra de nós o compromisso com Jesus.Deve trazer a mente o compromisso de entrega a Deus,deve nos lembrar também,que nós não nos pertencemos,e que não estamos nesse mundo por nenhuma razão,e por nenhuma outra causa , a não ser levar até o fim,um compromisso que seja uma entrega radical e profunda ao Senhor Jesus Cristo.ler Atos 13:36.
Devemos ter consciência de que a Palavra de Deus,é poderosa,mas ela sempre requer de nós uma participação extremamente atenciosa,para que pela nossa reação de desejo de ouvirmos a Palavra de Deus, o Espírito Santo;derrame,aproprie e faça audível a Palavra do Senhor,para cada um de nós.
Ler Atos 13:14 a 43/13:36
Este texto nos lembra:
1- O final da vida de todos nós,a fragilidade dos nossos corpos e da nossa existência,elimina toda arrogância e todo sentimento de altivez e de soberba. Porque se diz: a- que o fim de todos nós é comum; é o apodrecimento dos nossos próprios corpos.
b-Mostra também,que a nossa vida é mais do que aquilo que o nosso corpo contém,existe uma imaterialidade,uma eternidade,durabilidade, transcendência, existe algo dentro de nós que não vai se corromper,por outro lado. Essa é a nossa realidade interior que diz o texto,vai estar com os nossos próprios pais.
2-O texto mostra também que Davi viveu e serviu a sua geração,segundo o desígnio de Deus.Mostra que o único projeto e a única agenda de vida que qualquer um de nós possa ter para viver,com sentido;é aquela que diz respeito ao cumprimento à realização da vontade de Deus nas nossas vidas já.
3-Este texto diz também que Davi não foi alguém que viveu para si mesmo,mas foi alguém útil à sua geração,alguém que viveu para fazer a diferença,e cuja vida mantida em compromisso,alterou profundamente a geração de seus contemporâneos.
O que essa mensagem quer compartilhar tem a ver com isso,tem a ver com esse compromisso de vida que faz a diferença. A mensagem da Cruz da razão para viver. E é por ela que devemos viver e morrer.Temos que estarmos comprometidos com o evangelho de Jesus.Só sermos conhecidos como aqueles que viveram e morreram comprometidos com o evangelho de Jesus,e nenhum outo título.
A leitura desse texto e seu significado só tem sentido se partirmos desse patamar e desse ponto básico; o nosso compromisso  de paixão e entrega total ao Senhor Jesus,num desejo de que o evangelho tome corpo e forma na nossa vida,para que ninguém fique vazio,e nossa vida faça a diferença.
Ao abrirmos a Palavra de Deus,o Evangelho eles  devem tornar novo para nós outra vez,e chegar forte ao nosso coração e a nossa vida.A base está no evangelho radical mais Jesus fazendo a grande diferença.
Depois de assumirmos o compromisso, há outras realidades que precisamos entender,compreender,discernir,para que a nossa vida faca sentido profundo,para nossa geração.
Se quisermos ser relevantes,diferentes,para a nossa geração ,temos que entender a realidade concreta da nossa própria geração. Entender qual é a sua geração,pois ela existe e é complexa.
A geração brasileira da qual cada um de nós faz parte,na qual queremos servir existe e vive no meio de tremendas complexidades sociais,econômicas,religiosas, humanas;que precisam ser minimamente discernidas para nós.Se nós queremos ser o instrumento de Deus para atingí-la,alcança-las e fazer diferença nela. Precisamos refletir sobre isso.
Sabemos que muitos gostam mais de cantar ,do que de ouvir,muitos gostam mais daqueles momentos de profunda descontração do que dos momentos de reflexão, e de meditação. Os momentos de descontração também são necessários,mas devemos permitir que nossa mente se aquiete e sejamos capazes de profundos momentos de reflexão e meditação,para que a Palavra de Deus entre no amargo da alma, e que comece agora e já.
Para entender a realidade brasileira e qual é essa juventude atual e as nossas geracões,precisamos assumir cada um de nós a nossa geração e a nossa genealogia.Temos que ter um compromisso com a nossa própria história,não importa qual seja ela.
Presta atenção; o Evangelho não começa com o anúncio  das Boas Novas em si mesmo,o evangelho começa com o assumir da história passada(genealogia).
No evangelho de Mateus no capítulo 1,começa evocando a história,no evangelho de Lucas a vida de Jesus não é contada,antes que a genealogia de Jesus seja evocada.
Toda relevância de alguém que quer viver para alterar as coisas,tem que partir de uma consciência profunda de que nós não somos seres suspensos no espaço,estamos vivendo aqui num contexto histórico concreto e que tem que ser atendido e assumido.
O evangelho começa em si mesmo com o assumir da história de Jesus. É aconselhável diante disso que assumamos nossa própria história,que não é muito diferente da história de jesus.
Quando lemos no evangelho de Mateus cap 1: 1 a 17,encontramos que havia algumas pessoas na genealogia  e no passado de Jesus,que alguns de nós não gostaríamos que fizessem parte de nossa própria genealogia,que alguns de nós teríamos vergonha de dizer,que são gente que tem ligação conosco.
Mas diz o texto que Jesus primeiro assumiu os adúlteros de seu povo.O verso 3 nos fala de Judá,Tamar. O verso 6 nos fala de Davi,Batseba. Nos fala que na geração e na genealogia de Jesus,havia gente que no passado havia tido problemas com o adultério.
Olhe em volta,nós somos filhos de uma geração de adúlteros, esta difícil encontrarmos homens e mulheres que afirmem que foram 100% fiéis. Nesse país o machismo autoriza os homens a serem adúlteros.
Temos que assumir na nossa genealogia as meretrizes de nosso povo.O verso 5 diz que Raabe,a prostituta,foi contada entre os descendentes de Jesus.Temos que assumir entre nós, que o nosso país,é um país de gente que está tremendamente esmagada,vivendo problemas morais tremendos,mas é o nosso povo,gente nossa. As meninas que estão se prostituindo nas esquinas,muitas porque estão com fome.As prostitutas que desconhecem outro modo de viver.  
Temos que assumir milhares de mulheres,que muitas vezes em função do machismo de seus companheiros,têm praticado o aborto,aos milhões .
Jesus assumiu os segregados de seu tempo.No verso 5,vemos Rute,a moabita,foi inserida na genealogia de Jesus. e nós temos que inserir na nossa milhões de crianças abandonadas,que estão jogadas nas ruas, milhões de outras crianças que não vão a escola,milhões que não terminar o ensino fundamental,que dirá chegar as universidades.Milhares de crianças que vão morrer de fome em nosso meio.
Temos que assumir também os governantes,como Jesus assumiu os governantes de sua história. O verso 7 nos fala de Asa,aquele que fez um pacto errado com a Síria, e que confiou mais nos médicos que em Deus.
Nos temos que assumir o fato de que Castelo Branco,faz parte da nossa hist;oria,que confiou mais nos regimes imperialistas do que no exercício da democracia.
No verso 8 cita Uzias,aquele que foi soberbo,e foi excluído da casa de Deus.
Nós temos que assumir que o presidente Geisel era protestante,e não assumiu o compromisso com o povo de Deus,e nem com o Seu reino e a Sua Palavra.
No verso 9 cita Acaz,que foi idolatra e queimou seu próprio filho.
Mas temos que mencionar que o presidente Figueiredo,foi um macumbeiro arrogante que nunca gostou do povo, e dizia que preferia sentir cheiro de cavalo (aos quais adorava),do que cheiro de gente pobre.
No verso  10 cita; Manassés,um monstro.
Temos que citar Collor que foi um presidente corrupto,burguês,idolatra,arrogante. E seu sucessor Tamar:omisso,confuso,perdido.
Sem falar nos outros presidentes,nos políticos,nas outras autoridades.Mas esse é o nosso povo,e são os nossos governantes.Se na história de Jesus Ele mencionou e assumiu seus governantes,não tem como fazermos diferente com a nossa.
E não somente isso para entendermos as gerações,temos que fazer a analise da nossa juventude brasileira,há muitas delas,não somente uma.Porque a complexidade de nosso país,também impõe uma complexidade de juventudes em nosso meio.Muitos de nós somos filhos daquela juventude,que já não é mais jovem.Para os nossos filhos esse tempo é passado.
Antigamente os Beatles era o sucesso,hoje em dia para a maioria da juventude é velharia, é passado.As coisas entre nós passam com uma velocidade tão rápida que não se pode dizer que nenhuma coisa dure.Muitos movimentos chegam e se vão com muita rapidez,mas marcam a vida de muitos.
Nos tivemos a geração política do corpo,da melancia,do COOPER,da academia,da dança,da macrobiótica,a geração que trocou a tanga pelo fio dental,a do topless, etc.A geração que mostrou que muitos valores sexuais foram mudados,e alguns invertidos. Geração Hippie, Punk,Metaleira,Pichadores,Funk,etc
Muitas gerações sem sonhos,que ao destruir ou desconstruir alguma coisa,não tinham nada para oferecer,ou qualquer coisa para colocar no lugar.
Vimos gerações consumistas,ambiciosas,materialistas,geração Shopping Center, geração dos engajados politicamente,nas universidades,nas comunidades de bairro,de base,nos sindicatos.Tudo é política. Geração dos encurralados,etc.
Vimos a geração cara-pintada,as dos marginalizados,dos desempregados,dos sub-empregados,dos sem-teto,dos sem-terra,etc
Muitos brasileiros ,e muitos jovens não têm história,muitos não são engajados politicamente,são enganados,manipulado,explorados.Muitos estão vendendo doces nas ruas,cachorro-quente,pipoca,etc.Com jornada de trabalho pesado,em vez de estar na escola,na faculdade.
Entre o povo de Deus,como na sociedade,existe uma minoria que pode classificar entre a elite econômico-politico-social-intelectual e cultural do Brasil.A maioria do povo de Deus,não faz parte dessa elite,estão na classe pobre que batalha para ganhar o seu pão de cada dia,que amam a Jesus,mas fazem parte da massa trabalhadora.Mas aqueles que são de Deus têm um grande diferencial:têm a maior riqueza e esperança que é o Senhor Jesus Cristo,t^tem o Deus Vivo como seu Pastor e Senhor.
A juventude brasileira ,numa pesquisa feita,foi classificada em grupos:os reflexivos,os indiferentes,os inconformados,os ajustadinhos e os ingênuos.
Numa outra pesquisa temos o perfil dos evangélicos,também divididos em grupos: os discípulos de oba-oba,os legalistas, os alienados, os das impurezas,os libertários,os de uma visão mais integral.
Diante de tantos grupos alguns pontos têm que ser citados se quisermos ter um compromisso,uma consciência e uma vida que faca a diferença:
1-ter compromisso com o discipulado,refletindo o caráter de Jesus,ter Jesus como padrão , e não  a religião.Ser fiel a bíblia,ter vida santificada,cheia do Espírito Santo,etc.
2-Ser uma geração que tenha consciência da unidade,ultrapassando fronteiras denominacionais,ser uma única voz ;a voz do povo evangélico,do povo de Deus).
3-Geração santa ,comprometida com o reino de Deus,justa,com testemunho.
4-Geração que não seja alienada,mas com plena visão e consciência da realidade da nação e do futuro.Que tenha plena consciência que seguir a Jesus é o mais fascinante Projeto de vida.É entrega pessoal,rendição ao Senhor Jesus.
5-Não querer viver de outro jeito a não ser com o compromisso com o discipulado,e pagando o preço por esse discipulado.Disposto a permitir que a Palavra de Deus provoque mudanças profundas e radicais na Sua vida,por que a Palavra de Deus é revolucionária.Viver um compromisso com Jesus,que realmente faça toda a diferença. Permitir que o Espírito Santo fale ao coração e aprofunde seu compromisso com Deus.
6-Ter uma vida de meditação,reflexão,louvor ,adoração,uma vida de intercessão e de muita oração.
Devemos ter um coração queimando,ardendo,chorando,revendo,refazendo, resonhando uma vida inteira em função de pagar o preço pelo discipulado,o preço de Seguir a Jesus de corpo e alma.que o Espírito Santo caia cada vez mais sobre nós,e nos convença,que não queiramos outra opção,e de verdade e  profundamente nos incluamos nesse compromisso;de saber que isso é conosco,é para nós e é para esse compromisso que devemos viver exclusivamente.Pois seguir a Jesus é, incontestavelmente , o mais fascinante projeto de vida mesmo,com paixão e com total entrega pessoal.
ESCRITO PELO PASTOR CAIO FÁBIO D"ARAUJO FILHO.
Transcrição de uma fita de estudo dele,feita por mim:Lia Fernandes.

.

NO MEU PAÍS: BANDA CATEDRAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto

Eusou bióloga e professora de biologia,de ciencias,de matemática e de geometria.
Sou de Minas,e amo o meio ambiente,e
tenho grande admiração por pessoas
que respeitam a natureza,e tratam o
meio ambiente em que vivem de forma
sustentável e inteligente. Lia

Seguidores do Blog Jardins e CIA, Seja Bem Vindo

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.