"Uma família humilde recebe um verdadeiro presente de grego: um carro de luxo, que não pode ser vendido por dois anos.Para piorar a situação, ninguém sabe dirigir, o tempo passa, e o automóvel acaba tendo usos bastante inusitados...." Relacionando o filme com o uso dos recursos tecnológicos na educação: Muitas escolas estão equipadas com recursos tecnológicos, mas em muitas falta curso de capacitação específica para usar o computador além da mediocridade, bem como a internet. Outras escolas ou redes públicas oferecem vários cursos de capacitação, mas muitos professores, pelos motivos os mais variados, não participam. Sendo assim, estão totalmente despreparados para usar esses recursos, quando usam.. Muitas vezes esses computadores ou o laboratório de informática acabam tendo os usos mais inusitados, menos o de ferramenta pedagógica. "É preciso saber usar o computador, bem como a internet, como instrumento de aumento do poder cognitivo operacional humano. Em outras palavras, usar computadores, e rede de computadores para aumentar nossa produtividade, inventividade e criatividade.Saber usar os recursos tecnológicos para realizar essas tarefas cognitivas. Infelizmente na maioria das nossas escolas o que se faz é adestramento digital. É preciso usar os recursos digitais, como um recurso digital auxiliar de ensino-aprendizagem, que não serve só para recombinar informações já existentes, mas também a fim de criar, construir novos conhecimentos, tornando o aluno protagonista."
Deus faz vingança a meu favor. Louvado seja o nome do Senhor!!!!
A Construção da Sociedade Digital até a Criação da Educação Digital: Estabelecendo um Novo Jeito de Ensinar e de Aprender. Escrito por Lia Fernandes
A tecnologia tem contribuído para romper com os chamados conceitos imutáveis. Um simples “erro” na fabricação de um vidro criou as lentes de aumento, e a partir daí gênios como Galileu Galilei revolucionaram a Ciência, destruindo velhos dogmas, tais como: -O mundo biológico é só o que os nossos olhos vêem; quando Galileu criou o microscópio, com seu invento, ele possibilitou a descoberta de um mundo microscópico, a ver a vida no aparente invisível. -Quando Galileu construiu a primeira luneta rompeu com a teoria do Geocentrismo, bem como com a idéia estática, imutável, e com o imobilismo que a teoria afirmava em relação ao planeta Terra. Este rompimento impulsionou cientistas como Copérnico e Klepler, entre outros, descobrirem a teoria Heliocêntrica. O que permitiu ao homem a reflexão de que a Terra não era o centro do Universo, mas um pequeno astro celeste, parte do nosso Sistema Solar, que esta na “ponta” da Via Láctea, que tem outros sistema solares, e ela é apenas mais uma Galáxia, entre bilhões de Galáxias, onde cada uma tem trilhões de Estrelas.
A revolução da ciência só foi possível através do desenvolvimento e do aprimoramento tecnológico.
Da mesma forma que o nosso planeta sofre mudanças através de novas descobertas e da criação de novas tecnologias, conseqüentemente a sociedade passa por constantes transformações, em todas as áreas.
As transformações tecnológicas transformam a cidadania, a cultura, o campo políticosocioeconômico, as comunicações,etc, impulsionando grandes movimentos sociais. Estes movimentos ávidos por quebrar mitos, dogmas, velhos paradigmas (inclusive na educação).
A inserção da tecnologia no contexto educacional permitiu que a educação rompesse os limites de um “ecossistema” chamado escola (no molde tradicional), mudando o cenário da educação mundial.
Com tantas mudanças o mundo entra em uma nova era, a era da Sociedade Digital e da Educação digital.
A Sociedade Digital só ocupou seu território, depois que uma nova geração come-çou, de forma constante, estabelecer não mais como uma mera opção, ou uma simples alternativa, mas a usar como via de regra as ferramentas tecnológicas e os serviços da rede da internet.
O estabelecimento da geração digital e da sociedade digital começou de um processo simples até chegar a um nível mais complexo e específico. Começou como uma espécie (no caso da internet, apenas para uso militar inicialmente), depois estabeleceu uma população, que se transformou em uma comunidade, até criar seu próprio ecossistema (a sociedade digital), alcançando quase toda biosfera, tornando o processo imprescindível.
Essa geração digital tem como maior área de domínio e atuação a internet, que é um veículo multimídia, onde as informações ocorrem em tempo real, e da mesma forma, são atemporais. Esse processo contribui para formar o estudante autodidata, protagonista do seu conhecimento, que está no controle da sua aprendizagem, munido de suportes digitais variados e de modelos educacionais inovadores.
Os sujeitos digitais atuam sobre o efeito “on-demand”, onde eles escolhem a mídia mais adequada para seu processo de aprendizagem.
A geração digital “on-demand” encontra maior adaptação entre os alunos mais jovens, pois já nasceram dentro desse contexto e internalizaram a cultura digital.
O processo educacional que utiliza suporte digital é um contraponto à educação nos moldes tradicionais.
Mas no panorama mundial, apesar dos avanços tecnológicos, ainda trabalha-se muito com recursos tradicionais, que oferecem poucos atrativos para os mais jovens, que são fruto da cultura digital.
A educação digital é um processo colaborativo que permite a desterritorialização do saber, numa comunidade virtual de aprendizagem.
A diferença principal da educação digital para a tradicional é a ruptura com os espaços confinados, fixos, e localizáveis.
Nenhuma outra tecnologia proporcionou tanta mudança nos processos de ensino aprendizagem, e no estabelecimento da educação digital, como os recursos da informática.
A ferramenta que possibilita maior mudança é a internet, ela é uma mídia promissora, aberta, descentralizada, democrática, motivadora, contribuindo para uma aprendizagem cooperativa, interativa, dinâmica.
A internet favorece tanto o trabalho individual, quanto a aprendizagem colaborativa. A internet favorece variadas formas de comunicação, e a criação de comunicação inovadora, bem como a integração da internet com outras tecnologias na educação.
Dentro do contexto da educação digital, o papel do professor é o de ser um facilitador da aprendizagem, um mediador, é dar um sentido ao uso da tecnologia, gerenciando novas situações de aprendizagem de forma eficiente, estabelecendo um novo jeito de ensinar e de aprender.
Bibliografia: -Texto mediador:Sociedade Digital e Educação Digital.Professora Maria Aparecida. -Texto: Educação Digital. Prof.Dra Maria Aparecida José. -Texto: Perspectivas atuais da educação, do Prof. Moacir Gadotti. -Texto: TICS e educação, de Maria da Graça Moreira Silva. -Texto: As mídias na educação, de Jesús Martín Barbero.
Sempre é tempo de louvar a Deus. Louvai ao Senhor, que só Ele nos da sabedoria.
A Palavra de Deus diz que para cada dia de vergonha o Deus Vivo nos da dupla honra. Porque onde abundou o pecado, superabundou a graça do Deus Eterno. Deus não mente, Ele tem Palavra e um nome honrado.O Sangue de Jesus confere honra, cura, salvação, providência, prosperidade, salvação a cada um de seus filhos.A misericórdia do Senhor é infinita ,ela se renova a cada manhã. Para isto o Filho de Deus se manifestou, para destruir, para desfazer todas as obras do diabo. A bíblia diz que o júbilo dos perversos é breve e a alegria dos impíos é momentânea.Deus vela pela Sua Palvra para a cumprir.A bíblia diz que o Senhor alegra seus filhos, por tantos dias quanto os tem aflingido, por tantos anos quanto suportaram a adversidade.
Eu so dependo de Deus, Ele é o meu Pastor : nada me faltará, Ele não permite que a minha esperança seja envergonhada.
Quem planta desonestidade,arrogância,soberba,cinismo, roubo, injustiça, não fica impune, colhe frutos amargos, colhe o que plantou. Quem planta jiló, com certeza não vai colher morangos.O Deus vivo é Deus de amor mas também é Deus de vingança, Ele é Deus de espera mas também é Deus de já.
Para ter vida sustentável você tem que viver baseado na Palavra de Deus, Ela é arma de vitória, é o manual de fé e pratica, para confrontar e derrotar o inimigo.
Leia a bíblia, e somente de ouvidos ao que o Deus Vivo diz a seu respeito. Porque quem da a última palavra na vida dos ungidos e escolhidos do Senhor é o Deus Vivo e Todo Poderoso. Ele é o Senhor dos ambientes, o Senhor do Universo, por isso podemos viver cada dia na graça de Deus.Eu só dependo de Deus, e vivo da Sua graça e misericórdia. O Deus vivo me da, em Jesus Cristo, vida sustentável. Eu bebo da fonte da Água da Vida e passo de cabeça erguida.
O Deus vivo é o Deus do impossível. Ele atua, age e intervém como Ele bem quer. Ele atua e age inclusive no improvável, no absurdo e naquilo que é considerado impossível aos olhos humanos. Ele opera através da Sua maravilhosa graça. Do aparente nada, Deus trás à existência aquilo que não existe, gerando o viver sustentável para a alma e para o coração rendido ao Seu Senhorio. Onde o inferno diz acabou, O Deus VIVO diz; apenas começou, é agora que eu estou começando a operar, e é ai que o milagre acontece, tornando notório o sinal gracioso do imenso favor do Deus Eterno na vida de seus escolhidos. Deus não chamou seus escolhidos para ser cauda, mas para ser cabeça, a nosso favor Ele cobre o prejuízo, com recursos e estratégias sábias. O dom de Deus é irrevogável. Ele não permite que a nossa esperança seja envergonhada e muito menos frustrada. Só pela graça o Deus Eterno satisfaz até o menor desejo do coração dos seus filhos, Ele transforma o mal em bem. Deus tem o escape, a solução para cada situação, aparentemente adversa, com extremo zelo. Quem toca nos ungidos do Senhor, toca na menina dos Seus olhos, e não fica impune. Deus é extremamente justo. Isso é a multiforme graça de Deus, apesar de nós Ele intervém. Deus atua de infinitas formas, inclusive através de nós, seus ungidos. O Deus vivo tem instrumentos precisos, para trazer benefícios, segundo a Sua suprema vontade. A vontade de Deus eu não discuto, eu acato. Porque a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável e o dom de Deus é irrevogável mesmo. Bendito, louvado seja o nome do Senhor, em toda e qualquer situação, acima das circunstâncias. Deus é justo, Ele não compactua com a injustiça, Ele honra a nossa fé. Deus cura, salva, opera milagres, entra com a providência, Ele guarda e protege, Ele abençoa e do aparente nada Ele trás à existência aquilo que não existe milagrosamente.
Desde o seu nascimento o ser humano ja traz consigo a semente de um grande potencial.A maioria não tem idéia de quanto talento e potencial possui.A semente de mostarda é uma das menores sementes,mas quando germina produz uma das árvores mais frondosas. Somente uma pequena parte dos bilhões de habitantes desse planeta experimentará uma porção significativa de seu potencial.Uma das grandes tragedias da vida é ver o potencial de alguém morrer sem ser tocado. Observe a vida de Abraham Lincoln.sua história é um dos exemplos mais dramáticos de um homem que luta para libertar a riqueza do potencial preso dentro de si. "Ele perdeu o emprego em 1832. Ele foi eleito para a legislatura de 1834. ele sofreu com a morte de sua esposa em 1834. Ele sofreu um ataque dos nervos em 1836. Ele foi derrotado na disputa da presidência da Câmara legislativa em 1838. Ele foi derrotado quando disputou a nomeação para o congresso em 1843. Ele foi eleito para o congresso em 1846. Ele foi rejeitado para a posição de "land officer" em 1849. Ele foi derrotado para o senado em 1854. Ele foi derrotado na disputa pela nomeação para Vice-presidente dos Estados Unidos em 1856. Ele foi derrotado novamente para o senado em 1858. Ele foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1869. Em cada semente há um novo vegetal,a tragédia ocorre quando a planta morre na semente. Tudo na vida tem um grande potencial.Quando se trata de potencial,ao segurar uma semente na mão,estamos segurando uma floresta,porque em cada semente há uma árvore,com frutos,que liberam novas sementes que germinarão em novas árvores. Deus colocou uma semente dentro de cada coisa.(Gênesis 1:12)"
Pós Graduação em Tecnologias Voltadas para a Educação Escrito Por Lia Fernandes Análise do Filme A Corporação (The Corporation) O filme foi feito em 2003 e vasculha os porões do mundo corporativo. O filme sugere explicitamente que uma corporação atua como um organismo, que visa um objetivo específico - o lucro, o acumulo de capital. O escritor e o cineasta do filme adentraram os bastidores do mundo corporativo analisando os motivos e as conseqüências de suas ações, numa visão quase psicanalítica. O documentário é uma análise do mundo corporativo. Os autores fazem uma radiografia das corporações como seres autônomos que funcionam de acordo com um conjunto de regras e motivações, com um comportamento à busca pela realização pessoal em detrimento de qualquer dano causado a terceiros. A corporação desumaniza o processo de produção e revela o homem à condição de máquina, similares à idéia pré-fordista de automatização, por exemplo, as rotinas de trabalho. Corporações não se sentem responsáveis por danos políticos, sociais, ambientais ou culturais que elas possam causar. O documentário quer muito mais que promover uma discussão sobre o poder corporativo, ele quer mobilizar as pessoas, a opinião pública; para sair da inércia, da letargia à ação, uma vez que elas são os agentes de mudança. O título do filme: A Corporação. A busca patológica por lucro e poder, mostra como as ações das empresas no mundo atual (principalmente as grandes corporações), gerou situações patogênicas no campo político, social, ambiental e cultural, a partir de crimes cometidos por empresas transnacionais, expondo os sintomas de uma sociedade enferma. Fazendo um diagnóstico das corporações, elas têm todas as características psicológicas de um psicopata. Em síntese, o filme trabalha, também, em cima de metáforas vendo as corporações como maças podres, e grandes monstros. A uma tendência de considerar quase toda grande empresa como expressão do mal. No filme é feita uma análise psicológica das corporações, eu acho que é psiquiátrica, uma vez que vê as empresas com todos os sintomas de um psicopata, e quem trata de casos psicóticos é o psiquiatra. Ocorre verdadeira satanização das corporações. A empresa como principal produtora da pobreza, com a conivência dos governos, citando no documentário os baixos salários pagos pelas corporações nos países pobres, relatando a desproporção entre o custo e a mão de obra e o preço final do produto. O filme coloca as corporações como principais responsáveis aos danos ao meio ambiente e sustentabilidade. A busca do lucro em detrimento da defesa do meio ambiente. Segundo Michael Moore, as corporações são dirigidas por brancos ricos e isso as torna insensíveis ao drama de pessoas. As corporações são tirânicas e determinam de forma despótica os rumos da vida nesse planeta, gerenciando de forma irresponsável, alienante e inconseqüente os recursos que por aqui existem deixando um legado doente para as próximas gerações. Corporações são consideradas como pessoas perante a lei, podem comprar vender, alugar, sofrer perdas, capitalizar ganhos, etc. Só que pessoas de verdade têm corpo físico definido, tem coração, tem sentimento, tem alma. Fontes de Consulta: http://cinemateia.wordpress.com/2007/11/09/a-corporacao-the-corporation/ -http://ppkehl.multiply.com/reviews/item/2 http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=126327&topico=2969289 -http://dialetica.org/agridoce/2008/07/23/corporacao-%E2%80%93-a-%E2%80%9Cpessoa%E2%80%9D-que-esta-destruindo-as-pessoas/ -http://www.plantandoconsciencia.org/corp.htm
Mexa-se!! A vida´tem que ser produtiva, trabalhe muito, seja criativo com inteligência. A alegria do Senhor é a minha força. Mova-se, tome uma atitude ecológica, aja em prol do planeta.
Quando uma pessoa precisa viver ou sobreviver nos desertos, ela precisa saber técnicas específicas de sobrevivência, novas estratégias, com a porção dobrada da sabedoria do Deus Vivo. Deus sempre criou projetos sustentáveis desde a eternidade. Basta estudar os modos de vida nos mais variados ecossistemas para saber como a fauna e a flora sofreram adaptações e são dotadas de estruturas incríveis de sobrevivência. Por exemplo; o que você pensa ser espinho nos cactos, na verdade são folhas modificadas para evitar a perda de água dessa planta, ela na verdade acaba se tornando um precioso reservatório hidríco. O Saguaro é um cacto que chega a viver 200 anos, torna-se gigantesco e abriga muitas aves, pode chegar a 15 metros e pesar 10 toneladas, tornando-se um útil e eficiente ecossistema, um condomínio de refrigério. Os cactos são uns dos vegetais mais eficientes em acúmulo de água, e podem sobreviver o ano inteiro com apenas duas chuvas.. Ele é capaz de viver e florescer em pleno deserto, possibilitando, inclusive a vida de outras espécies. Viver ou sobreviver no deserto é um grande desafio, e não é mesmo para qualquer um. No deserto a vida e o caráter são moldados e forjados, pelo Deus vivo e soberano, que esta no controle de todas as coisas. No deserto, de repente, você vai descobrir que não morre daquilo que parecia ser fatal, porque Deus tem um arsenal criativo de grandes livramentos para os seus filhos. Os Beduínos são povos nômades cuja cultura, estrutura e filosofia de vida tem o deserto como protagonista da sua história, e o Deus Eterno como o protagonista e autor principal. A pátria dos Beduínos são os desertos, numa jornada itinerante e hospitaleira. È dos mistérios dos desertos que eles extraem a essência da sua sobrevivência e deixam um legado precioso para os seus descendentes. È sob elevadas temperaturas, caminhando com os pés descalços nas areias escaldantes, que os Beduínos escrevem a sua história. O camelo e o dromedário são animais criados e adaptados para os desertos. Eles são herbívoros, e na corcova acumulam gordura, se não têm o que comer, gastam essa reserva de energia, seu metabolismo, também, transforma essa gordura em água. A corcova murcha, até que eles se alimentem novamente. Eles conseguem beber até 100 litros de água em 10 minutos, e armazenam essa água nos seus vasos sanguíneos. O sangue deles tem cerca de 94% de água, o que lhes garante a sobrevivência saudável em lugares áridos e secos. Esses animais prestam-se para várias utilidades, entre elas, eles são os mais eficientes meios de transporte nos desertos. Há plantas nos desertos que possuem órgãos subterrâneos que chegam até os lençóis de água. Muitos animais do deserto não têm tanta necessidade de beber água, eles têm mecanismos próprios de hidratação corporal. Nos desertos a luta pela subsistência é enorme e muito competitiva, o que tornam os mecanismos de defesa cada vez mais aperfeiçoados e indispensáveis. Por exemplo, o rato-canguru joga areia nos olhos de seus predadores, outra espécie tampa a entrada de sua morada com fezes para espantar invasores, cada animal e planta do deserto são dotados de estratégias sutis para sua sobrevivência. Nas montanhas do deserto do Negev, em Israel, cresce o ruibarbo do deserto. Suas folhas captam a água da chuva e conduzem até as suas raízes, podendo absorver, 16 vezes mais água que as outras plantas do deserto, tendo uma espécie de canaletas nas folhas. È o primeiro caso no mundo de uma planta que irriga a si mesmo. Nos desertos as folhas das plantas são geralmente pequenas ou reduzidas a formato de espinhos, para evitar a perda de água pela excessiva evaporação. Mas as folhas do ruibarbo do deserto, podem chegar até um metro para recolherem as águas das chuvas, sempre tão raras, um perfeito projeto hidraúlico. Não há duvidas que Deus é muito sábio, estrategista e todo Poderoso e que desde a eternidade, trabalha para aqueles que nele esperam, criando projetos sustentáveis, que deixam herança e legado para as futuras gerações. Desde a eternidade o Deus Vivo, se preocupa e cuida do meio ambiente com sustentabilidade. Com certeza o Deus sábio tem desígnios misteriosos. Quem depositou toda a sua confiança no Deus Vivo, por onde andar, onde estiver, vai estar amparado e protegido pelas mãos divinas e sustentado pela graça do Todo Poderoso.
Até nos desertos Deus cria projetos sustentáveis ,porque Ele tem um nome a zelar.
Oásis são exemplos de projetos sustentáveis nos desertos. Eles são pequenas ilhas, nas areias escaldantes, ilhotas de água e vegetação nos desertos. Os oásis se formam onde há lençois de água subterrâneos, próximos ao solo, quando encontram uma camada de rochas impermeáveis.Podem se formar, também, das reservas de água que se acumulam, quando caem das montanhas próximas.Pelas fendas das rochas, brota a água que encontra um caminho até a superfície, que jorra formando fontes que possibilitam a existência de seres vivos nessas pequenas ilhas nas areias quentes dos ecossistemas desérticos. Os oásis são imensos jardins em pleno desertos. Eles são os únicos locais nos desertos que permitem aos povos desses ecossistemas fixar residências, na busca sustentável pela vida
Em cada deserto o Deus único sempre reserva para os seus filhos, oásis, oásis de bençãos incomensuráveis, são locais de escape e de refrigério.
Com certeza Deus não nos trouxe até aqui para morrer no deserto, e muito menos para voltar atrás. As misericórdias do Senhor não têm fim elas se renovam a cada manhã, Deus não nos da provação além de que possamos suportar, junto com a provação ele já providenciou o escape e grandes livramentos.
Desertos são locais de crescimento espiritual,de preparação com propósito, repletos da providência e soberania divina.
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Só pela graça, mesmo, Deus transforma na minha vida e na vida de cada um dos meus familiares o mal em bem. Em nome de Jesus.
Obs : As fotos acima são do ruibarbo do deserto, e de um oásis no deserto.