Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2009

O Deus Vivo é um muro de fogo


Quando eu entro numa batalha eu entro em posição de vitória, porque o Deus Vivo e eu somos maioria. Se o diabo vem contra mim ele se levanta pra cair.
A Palavra de Deus diz que o Deus Vivo é um Muro de Fogo.O Deus que eu sirvo Ele mesmo é um muro de fogo ao meu redor, ao redor dos meus familiares e dos nossos lares, e os seus anjos acampam-se ao nosso redor. Eu sou a menina do olho de Deus.
Tem gente que se acha, e gosta de brincar de Deus. So existe um Deus, o Deus Vivo , O Todo Poderoso, o Deus Eterno, Ele é Deus de amor , mas também é Deus de vingança.
Deus não compactua com a injustiça, porque Ele é Deus justo e vela pela Sua Palavra para a cumprir
. O Deus Vivo tem um nome a zelar.


Nosso Deus se revelou diversas vezes através do fogo: • apareceu a Moisés no monte horebe através duma sarça que ardia em fogo e não se consumia. EX 3.2; • conduziu o povo de Israel pelo deserto a noite por meio duma coluna de fogo. EX 13.22; • respondeu a oração de Elias no monte Carmelo com fogo do céu, e provou a Israel e aos 450 profetas de baal que “só o Senhor é Deus!”. I RS 18.38; • o Senhor declara que será como um muro de fogo ao redor de seu povo. ZC 2.5


Adoração e os anjos
Sl 103:20 - Bendizei ao Senhor, vós anjos Seus, poderosos em força, que cumpris as Suas ordens, obedecendo à voz da Sua palavra!
Sl 148:2 - Louvai-o, todos os Seus anjos; louvai-o, todas as Suas legiões celestiais!
Uma das principais funções dos anjos é adorar ao Senhor constantemente. Qualquer pessoa que leia a Bíblia constata que os anjos e a adoração a Deus são temas que estão muitos ligados.
Adoração a Deus atrai os anjos do Senhor até nós, da mesma forma que muita da música mundana traz os anjos demoníacos para junto de quem as ouve. Mas se adorarmos a Deus, os Seus anjos ficam junto de nós, e juntamente com eles vem a protecção.
Zc 2:5 - Pois Eu, diz o Senhor, lhe serei um muro de fogo em redor, e eu, no meio dela (a igreja), a sua glória.
Reforçando o que já foi dito, onde há adoração, os anjos estão, e um muro de fogo é construído com a presença deles no nosso meio, milagres começam a acontecer, pois a adoração sensibiliza o coração de Deus e O leva a agir. Devemos continuar a adorar a Deus todos os dias, em cada manhã devemos rendermo-nos aos Seus pés numa profunda atitude de rendição ao Seu senhorio.





segunda-feira, 20 de julho de 2009

Homenagem a todos os meus amigos, e aos meus alunos que são amigos eternos.

Não abandone o amigo

Não abandone o amigo
Em todo o tempo compartilhe
O amor, na alegria ou na dor
No dia da angústia se faça irmão
Seja instrumento de benção de Deus
Em toda e qualquer situação
Guarde o amigo, incondicionalmente
No abrigo, no aconchego do seu coração

Não abandone o amigo, pague o preço
Seja solidário, exerça compaixão
Ofereça consolo,conforto e apoio
Não despeje sobre ele todas
As palavras do dicionário
Ouça, seja prudente e sábio
Divida o ombro, o pão, de a mão
Guarde o amigo no aconchego do seu coração

Não abandone o amigo
Na bíblia está escrito:
Com certeza há amigo
mais chegado que um irmão
Não abandone o amigo
Em todo tempo ama o amigo
E na angústia se faz o irmão.

ESCRITO POR LIA FERNANDES
Agradeço a Deus por todos
os meus amigos e familiares
.



quinta-feira, 16 de julho de 2009

Segunda etapa do projeto

Editorial
Projeto Jardim Sustentável: como tudo começou

Este blog Meio Ambiente, Sustentabilidade e CIA, Sempre Honra a quem merece honra.A homenagem de hoje é para os pioneiros do projeto, que hoje sobre minha coordenação passou a chamar Jardim Sustentável. O motivo que eu tomei essa decisão é porque alguns alunos que participaram da primeira etapa do projeto, esse ano(2009) são meus alunos no sexto ano ( segunda etapa do projeto, sob minha coordenação).
Em 2008 foram seis professoras da quarta série que participaram da primeira etapa ( duas por série), sob a coordenação da supervisora Carmen Pacheco. A Carmen é a autora da fase inicial do projeto, inclusive ela registrou a primeira etapa deste projeto no CEMEPE, sobre o nome “Projeto Adoção do Canteiro da Escola”, no ano de 2008.
No ínicio desse ano (2009), ela me convidou para ser a nova coordenadora do projeto, e me deu liberdade para dar novos rumos ao projeto, uma vez que eu assumi , inclusive, todos os custos financeiros do projeto ( de Todos os canteiros, sem acarretar, nenhum custo para os alunos( principalmente ).Uma vez que o novo objetivo da segunda etapa do projeto, é educação ambiental sustentável e o seu uso como ferramenta pedagógica e não somente humanizar os espaços. Mas educar para a cidadania sustentável dentro de um ensino aprendizagem construcionista, na idéia da ecopedagogia sustentável, e também na educação por projeto, que eu sempre trabalhei na minha trajetória educacional.
Este blog é um veículo de divulgação, das minhas atividades pedagógicas, e ações de meio ambiente com sustentabilidade, por isso sempre, que possível, trago notícias do projeto, mas nunca me esqueci de quem foram os pioneiros, porque a formação dos canteiros valeu muito esforço e trabalho. Mas falar que manter e dar continuidade, é fácil, é uma grande injustiça, porque é uma manutenção que não é muito barata, pois o manejo é todo ecologicamente correto e sustentável, e só a ajuda dos alunos regando, plantando novas mudas e retirando lixos que usualmente jogam lá e erva daninhas, não é o suficiente, precisa do auxílio de pelo menos um jardineiro competente( que é remunerado por mim), colocar novas mudas ( inclusive novas espécies), e é óbvio comprar os adubos e pesticidas ( todos orgânicos) que não cai do céu.
Além disso precisa fazer novos canteiros, e começar do zero na formação desses canteiros, o que, com a graça de Deus, que até aqui tem sido gracioso, e tem me ajudado, será realizado no segundo semestre desse ano, pois hoje entramos de férias, e retornamos em agosto, pela misericórdia do Deus Vivo.
Por isso divulgo o projeto neste blog Meio Ambiente, Sustentabilidade e CIA, pois sete blog está diretamente ligado a um outro projeto meu sobre meio ambiente e sustentabilidade, e mais especificamente ao meu projeto sobre o uso de tecnologias na educação desenvolvido na Escola Municipal Otávio Batista Coelho Filho, no bairro Brasil, em Uberlândia- MG.Visitando, com calma, todo esse blog, você vai encontrar uma lista de vários blogs dos meus alunos( logo aumentarei os links dessas lista), que fazem parte desse projeto de ferramentas tecnológicas no ensino. Esse blogs, sites, foram feitos sob meu ensino e orientação( inclusive em horários de folga, voluntariamente e gratuitamente). Fui eu que ensinei, como mandar um email, o uso básico e até complexo do computador, fazer um arquivo, montar o blog, os sites, colocar vários programas que vocês vêm neste blogs, e no meu , inclusive, ou seja o uso das ferramentas midíaticas, pois tenho curso de pos graduação na área, entre as várias graduações que eu tenho.
Como uso essas ferramentas para ensinar o conteúdo de ciências, nas várias séries que leciono ( por isso os blogs dos meus alunos, têm temas variados), no sexto ano
utilizo o blog para trabalhar o conteúdo do sexto ano que é meio ambiente e ecologia ( ar, água, solo, ecologia, etc.).
Por isso para maiores esclarecimentos e conferindo a merecida honra aos pioneiros do projeto na primeira etapa em 2008 (e que não contavam com o auxílio das ferramentas tecnológicas, principalmente online), vou apresentar após este editorial uma apresentação de slides do inicio do projeto, que foi uma doação das minhas alunas Brenda e Giselle ( ums dias atrás), do sexto ano A.
Vale esclarecer que nessa segunda etapa em 2009 , somente eu professora Lia Fernandes e os meus alunos do sexto ano adotamos todos os canteiros, e agora dizemos que adotamos o jardim, poiscuidamos do todo, e agora é jardim sustentável. A partir do segundo semestre, desse ano, ficará maior, com a formação de novos canteiros, porque no primeiro semestre, estávamos acrescentado novas mudas, novas espécies, e adotando um manejo ecológico ao jardim. Estamos fazendo blogs, sites , desenhos, projetos de ecologia, aula ao ar livre de ecologia e solo ( inclusive duas estágiarias da UFU de Biologia nos ajudaram nessa tarefa), no dia que o jardineiro vem, ele da aula de técnicas de manejo, sobre cuidados com as flores, a grama, o solo, etc
È bom ressaltar que o jardim da escola pertence à comunidade, é um patrimônio público e esta atualmente na gestão do diretor João ( que tem um carinho e um cuidado especial com todo o jardim e a escola em geral).
Assista a apresentação de slides da formação do primeiro canteiro( professora Cirene e da Gleidimar) na postagem abaixo, para saber como tudo começou em 2008. Pois este blog sempre honra a quem merece honra.
Obrigado a todos, os que foram da primeira etapa, e aos atuais da segunda etapa.
Professora Lia Fernandes.

Apresentação de slides





Segunda etapa do projeto

Assista agora os slides da formação do primeiro canteiro, na primeira etapa

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Medicina natural sustentável


Eu sou adepta das ferramentas tecnológicas na arte de educar, principalmente tecnologias usadas de forma sustentável. Mas sei que a voz é e sempre será um dos maiores instrumentos de trabalho do professor. Por isso cuide muito bem desse precioso instrumento professores.
Um dos problemas que podem afetar a voz é a afonia. Que nada mais é do que a perda da voz ou alteração de seu timbre normal devido a um processo inflamátório da laringe, traquéia ou brônquios, causado por mudanças de temperaturas do ar, umidade excessiva, esforços vocais demasiados, ingestão de alimentos ou bebidas muito gelados ou até emoções. Há também outros casos mais graves.Por isso a visita a um especialista que investigue as causas da afonia, é indispensável.
Para quem é adepto da medicina natural( fitoterapia), aqui vai algumas sugestões:
Suco de agrião cru( coado e sem açúcar), uma pitada de pó de ameixas secas em água quente com mel( beber sem filtrar), suco de uma cebola e adicionar mel ( 3 colheres ao dia), 100g de cenouras amassadas com mel( mistura essa polpa à água do cozimento e beber), ferver um cravo-da-índia e um pedacinho de casca de laranja em uma xícara de um bom vinho tinto(adoçar com mel e beber quente), descascar uma maça e cozinhá-la em meio litro de água(filtrar, adoçar com mel e beber o líquido quente, antes de deitar),colocar de 10 a 15 gotas de gengibre em um copo com de água e fazer gargarejos duas vezes ao dia, o alho e o limão são muito eficientes no auxílio ao combate a afonia.
Consulte sempre um especialista para saber qual tratamento é mais conveniente.
Mantendo o maior contato possível com a natureza e o ar puro e assumindo um estilo de vida mais natural não só previne mas também se cura muitos casos de afonia, até mesmo crônicas.
Fonte Enciclopédia da Medicina Natural.

Fotos atuais de um dos canteiros ( na segunda etapa) projeto Jardim sustentável




Depoimento da professora Doralice

DEPOIMENTO DA PROFESSORA DORALICE

Este blog sempre honra quem merece honra, e hoje a homenageada é a professora Doralice (incansável na luta pela educação pública de qualidade). Para isso ela nos forneceu um pequeno relato da sua participação no projeto, fazendo parte da equipe pioneira. Leia o relato da professora Doralice,a seguir.

"Aos visitantes da Escola M. P. Domingos Pimentel de Ulhôa, no bairro Santa Mônica, em Uberlândia MG, logo na entrada poderá contemplar belos canteiros, bem cuidados, onde os alunos das quartas séries (de 2008) adotaram; podendo assim valorizar esse local de trabalho, com várias espécies, como; maria-sem-vergonha, bananeira-de-jardim, brinco-de-ouro.

Eram três canteiros onde foram divididas entre seis professoras. Eu, professora Doralice trabalhei com a professora Lourdes e todos os nossos alunos, que tanto participaram. Lembro-me do professor Guimarães Rosa quando diz,.."Quando nada acontece,... há um milagre que não estamos vendo.."

E é arrancando as pragas, com as mãos sujas de terra, recolhendo lixo como; sacolinhas, papéis de bala, de bolacha, de chocolates, com enxadas em punho, preparando o solo, pude perceber que a força, união, amizade, cooperação podiam prevalecer e ser tão contagiante.

Este canteiro nos serviu de ferramenta de trabalho, inspiração, pois ali os alunos puderam aprender não só valores que pareciam estar esquecidos, mas sem dúvidas utilizamos para escrever poesias, para matemática, história, ciências, e principalmente no conteúdo de geometria, onde foi contemplado, quase todos os conteúdos dessa disciplina, fazendo trabalho de campo, e tudo transcorreu de forma bem tranqüila.

Os formatos dos canteiros são uma boa oportunidade para desenhar:

1- Planta do canteiro.

2- Reconhecer formas geométricas.

3- Utilizar diferentes instrumentos de sistema de medidas, como fita métrica, trena.

4- Trabalhar com perímetro.

5- Metro quadrado.

6- Área, dentre outras...

7- Todas as atividades foram feitas no caderno quadriculado.

Posso afirmar que qualquer trabalho de campo leva o aluno a repensar o seu jeito de ver o mundo, vai transformar os seus atos; pois quem joga lixo, agora arrancas as pragas, molha as plantas, como verdadeiros seres humanos respeitando a natureza.

Sinto muitas saudades."

Beijos

Professora Doralice

"A todos os alunos nosso muito obrigado."

terça-feira, 7 de julho de 2009

blog

Flores do canteiro que foi formado em 2008 pela professora Doralice e seus alunos em plena floração.

Editorial

Projeto Jardim Sustentável

O Projeto Jardim Sustentável começou no início de 2008, na Escola Municipal P. Domingos Pimentel de Ulhôa, na coordenação da supervisora Carmem. Foi a primeira etapa do projeto, que tinha principalmente o objetivo de humanizar os espaços. Nessa etapa ele se chamava Projeto Canteiro Multidisciplinar, e algumas professoras da quarta série desse ano (2008), em duplas, adotaram um dos canteiros do jardim. Ao todo três canteiros, logo na entrada, dos funcionários, da escola. Com a ajuda financeira dos pais de alunos, dos alunos, dos professores envolvidos no projeto, da direção e da caixa escolar foram montados os canteiros. Houve muita doação, inclusive de mudas, principalmente do Parque Sábia.

No início desse ano de 2009 fui convidada para se a nova coordenadora do projeto, pela supervisora Carmen, uma vez que a maioria dos alunos que começaram o projeto canteiro, na quarta série em 2008, agora são meus alunos na quinta série (sexto ano), na disciplina de ciências, e a matéria desta série é principalmente meio ambiente (ar, água, solo, ecologia, etc.).

Resolvi aceitar, uma vez que desde que comecei lecionar, trabalho com projetos educacionais, e atualmente já trabalho com outros projetos, como o de nutrição, o de artrópodes, o do herbário, o do blog, de ferramentas tecnológicas, etc. Como já trabalho com projetos educacionais, bem sucedidos, faz tempo, aceitei a coordenação deste projeto, nesta segunda etapa, e troquei o nome de canteiro multidisciplinar para Projeto Jardim Sustentável, porque eu e meus alunos adotamos todos os canteiros, e eu assumi os custos financeiros do projeto, com o patrocínio, também, do meu esposo.

È a nova etapa do projeto, onde resolvi que todo projeto será voltado para o meio ambiente e sustentabilidade, educação ambiental e também esta sendo usado como ferramenta pedagógica, principalmente, como um laboratório de ciências ao ar livre.

Todo tipo de adubo e manejo do jardim sustentável é orgânico, ecologicamente correto, com novas mudas, e também as plantas do ano de 2008, já estavam dando mudas, eu estou usando essas novas mudas,( na idéia do sustentável), como as da orquídea de solo Lélia, que eu retirei mudas da original, e já plantei nos outros canteiros, e pegaram, estão em desenvolvendo. Comprei mudas de mini ixora e coloquei em um canteiro, que com o auxílio de um jardineiro que eu contratei, e dos alunos, plantamos,plantamos no canteiro, que o ano passado estava aos cuidados da professora Dilza e alunos, este canteiro se recusava florir, e as novas mini ixoras deram nova vida ao canteiro, trazendo cor e belos matizes, as azaléias, não floriam , plantamos mini azaléias entre as antigas, e já estão em plena floração, mudamos o tipo de adubação em todos os canteiros, todos ecológicos, inclusive os da orquídea, de árvore, a grama de um dos canteiros estava seca e amarela, o jardineiro colocou uréia e a grama tomou vida e esta verde. Na semana passada, o diretor João comprou um adaptador de irrigação, para mangueira, e facilita regar a grama, desse canteiro, que fica mais na parte de baixo. O diretor João tem um carinho especial com esse jardim. Fizemos também a mudança de local de mudas do gerânio , que não estava adaptado ao local, onde foi plantado, e agora , no novo local já está florescendo, as erikas que contornam um dos canteiros, se adaptaram bem em dois lados, nos outros dois morreram, por isso em um dos lados foi que plantamos ( o jardineiro, eu e os meus alunos ) a mini ixora, deu muito certo, e vamos plantar no outro lado, muito em breve. Foi feita a poda das plantas, inclusive do pingo de ouro, em todos os canteiros, a retirada de ervas daninhas e pragas, e a correção da acidez do solo, etc. Os meus alunos se revezam para regar os canteiros, principalmente, nos que não tem irrigação, retirar lixos, eventualmente jogados, folhas secas das árvores,pragas e matinhos, que geralmente crescem rápido, eles não se cansam de registrar o desenvolvimento do jardim com fotos e filmagens, que eles colocam nos seus orkuts, msn, blogs, sites, gravam no pen drive, cds, DVds, que estamos montado, dentro de um outro projeto de meio ambiente e sustentabilidade que eu já desenvolvo, voltado parta a revista semeando e para incentivar o hábito de redigir, a leitura e a interpretação.

Dentro da agenda de atividades do Projeto Jardim Sustentável, uma das próximas atividades é a formação do canteiro de girassóis, o meu aluno João Pedro, do sexto ano A, já doou as sementes, e vamos começar a sementeira, e fase de germinação, para depois transplantar as mudas para o canteiro definitivo. Tem prioridade o canteiro plantado, na primeira etapa, pela professora Doralice e seus alunos da quarta série de 2008, descobrimos, que uma canalização da pia da sala dos professores, esta escoando esta água usada da pia justo para este canteiro, e após solucionar este problema, este canteiro terá um novo planejamento, será um canteiro mais exótico. Escolhemos este tema, juntamente com a professora Doralice ( muito competente), porque ela e seus alunos, o ano passado, escolheram como umas das espécies principais do canteiro que eles adotaram a bananinha-de-jardim, e o tema do canteiro surgiu desta planta, que é o ponto focal deste canteiro.

Este é um pequeno relato das últimas atividades do Projeto Jardim Sustentável, farei novos relatos em breve, sempre lembrado que projetos educacionais ,são trabalhos de equipe, estamos na segunda etapa, e todos somos participantes, porque a escola, como um todo tem carinho com o projeto, é um legado, que faz parte de uma educação ambiental em busca de uma educação cada vez mais sustentável.

DEPOIMENTO DA PROFESSORA DORALICE

Este blog sempre honra quem merece honra, e hoje a homenageada é a professora Doralice (incansável na luta pela educação pública de qualidade). Para isso ela nos forneceu um pequeno relato da sua participação no projeto, fazendo parte da equipe pioneira. Leia o relato da professora Doralice,a seguir.

"Aos visitantes da Escola M. P. Domingos Pimentel de Ulhôa, no bairro Santa Mônica, em Uberlândia MG, logo na entrada poderá contemplar belos canteiros, bem cuidados, onde os alunos das quartas séries (de 2008) adotaram; podendo assim valorizar esse local de trabalho, com várias espécies, como; maria-sem-vergonha, bananeira-de-jardim, brinco-de-ouro.

Eram três canteiros onde foram divididas entre seis professoras. Eu, professora Doralice trabalhei com a professora Lourdes e todos os nossos alunos, que tanto participaram. Lembro-me do professor Guimarães Rosa quando diz,.."Quando nada acontece,... há um milagre que não estamos vendo.."

E é arrancando as pragas, com as mãos sujas de terra, recolhendo lixo como; sacolinhas, papéis de bala, de bolacha, de chocolates, com enxadas em punho, preparando o solo, pude perceber que a força, união, amizade, cooperação podiam prevalecer e ser tão contagiante.

Este canteiro nos serviu de ferramenta de trabalho, inspiração, pois ali os alunos puderam aprender não só valores que pareciam estar esquecidos, mas sem dúvidas utilizamos para escrever poesias, para matemática, história, ciências, e principalmente no conteúdo de geometria, onde foi contemplado, quase todos os conteúdos dessa disciplina, fazendo trabalho de campo, e tudo transcorreu de forma bem tranqüila.

Os formatos dos canteiros são uma boa oportunidade para desenhar:

1- Planta do canteiro.

2- Reconhecer formas geométricas.

3- Utilizar diferentes instrumentos de sistema de medidas, como fita métrica, trena.

4- Trabalhar com perímetro.

5- Metro quadrado.

6- Área, dentre outras...

7- Todas as atividades foram feitas no caderno quadriculado.

Posso afirmar que qualquer trabalho de campo leva o aluno a repensar o seu jeito de ver o mundo, vai transformar os seus atos; pois quem joga lixo, agora arrancas as pragas, molha as plantas, como verdadeiros seres humanos respeitando a natureza.

Sinto muitas saudades."

Beijos

Professora Doralice

"A todos os alunos nosso muito obrigado."

domingo, 5 de julho de 2009

Educação Sustentável


Educar para o futuro com sustentabilidade
Lia Fernandes
Introdução
Como educadora , bióloga e ambientalista eu não vejo educação no futuro sem falar de sustentabilidade, o grande desafio para a formação de novos profissionais é educar para uma sociedade sustentável.
Educar é algo coletivo, colaborativo. Não se admite mais em educação e no ambiente escolar segmentar conhecimento. A escola tem que ser interativa interdisciplinar. O uso de recursos midiáticos favorecem essa interatividade.Para garantir uma melhor qualidade de ensino para as gerações futuras.Por isso mais do que interdisciplinar a educação para o futuro tem que ser repleta de recursos audiovisuais midiáticos, tem que fazer uso de ferramentas multimídias.
Educação do futuro em um mundo sustentável
O termo sustentabilidade originou-se na economia (desenvolvimento sustentável) e na ecologia. Segundo Moacir Gadotti, “O termo se inseriu definitivamente na educação, sintetizado no tema: uma educação sustentável para a sobrevivência do planeta, difundido pelo movimento pela Carta da Terra. Esse tema vai dominar muitos debates educativos nas próximas décadas.”
Para Lia Dinskin, na educação do futuro é preciso desenvolver quatro habilidades e competências; contextualizar a informação, desenvolver senso crítico, alfabetização emocional e tomar cuidado com o comprometimento, para que ele não se transforme em oportunismo.
A educação dentro de uma perspectiva tecnológica é fundamental para a construção e a formação da cidadania.
A educação do futuro deve conhecer e desenvolver tecnologias sustentáveis e inovadoras. É evidente que os objetivos variam de acordo com cada curso ou disciplina proposta.
Segundo Perrenoud(200:128), “Formar novas tecnologias é formar o julgamento, o senso critico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação.”
Na educação sustentável o aluno memoriza, ele adquire conhecimentos contínuos permanentes de forma crítica auxiliando com ensino-aprendizagem multimídia no trabalho intelectual.
As novas tecnologias permitem dinamizar, facilitar e sustentar uma aprendizagem eficaz, significativa e efetiva. Como as tecnologias estão em constante inovação elas permitem a rápida contextualização e atualização da educação e do conhecimento. As tecnologias educacionais rompem os limites e as barreiras sociais, geográficas, econômicas, políticas, etc. Uma vez que elas aumentam o acesso à informação e ao conhecimento. A educação tecnológica, nesse processo, torna-se inclusiva e favorece vários níveis sociais, inclusive as minorias, ou seja, possibilita que camadas mais pobres tenham acessos às mesmas quantidades de informações e aos mesmos conteúdos que a elite, permitindo que os menos favorecidos participem em maior quantidade de decisões que afetam suas vidas, possibilitando a mobilidade social, permitindo a cada um ser protagonista da sua própria história.
Os projetos políticos - pedagógicos das escolas e dos Estados devem incorporar as tecnologias dentro desses projetos, levando em conta as necessidades sócio- econômico-culturais das comunidades focando o desenvolvimento humano com sustentabilidade. Assim as tecnologias seriam uma ferramenta poderosa na inclusão e fortalecimento dos projetos e propostas político- pedagógicas da comunidade escolar respondendo às necessidades específicas das sociedades nas quais haverá de funcionar .
Conclusão
Segundo Frederico Mayor (UNESCO), “A chave do desenvolvimento sustentável e autônomo é a educação, uma educação que alcance todos os membros da sociedade, em novas modalidades e por intermédio de novas tecnologias para proporcionar a todos verdadeiras oportunidades de aprender ao longo de toda vida (...) “.
Sendo assim, a tecnologia contribui para uma maior democratização na educação e para uma educação cada vez mais sustentável, fortalecendo o exercício de uma cidadania duradoura, significativa e libertadora.
Aos profissionais ligados à educação, em todas as áreas, cabe a consciência que o uso destas tecnologias exige; uma nova maneira de entender a educação e uma nova forma de ver e pensar o mundo. E essa preocupação não pode ser só da área educacional, mas de todos os setores políticos, econômicos, meios de comunicação, ou seja, toda sociedade organizada.
Finalizo com uma frase de Fernando Pessoa:
“Da minha aldeia vejo quanto da Terra se pode ver o Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura...”

Fontes
http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm
http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm
http://aprendiz.uol.com.br/content/memesusled.mmp
http://www.recea.org.br/acervo/Proposta_POLITICA_WORD2.pdf
http://www.ebah.com.br/educacao-para-um-futuro-sustentavel-uma-visao-transdisciplinar-para-uma-acao-compartilhada-l179087.html
http://www.bancodoplaneta.com.br/profiles/blog/show?id=1741754%3ABlogPost%3A216142
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ebs/index.htm
http://e-educador.com/index.php/artigos-mainmenu-100/4475-education09
http://www.profala.com/arteducesp149.htm





Arquivo do blog

Seguidores do Blog Jardins e CIA, Seja Bem Vindo