Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Editorial
Projeto Jardim Sustentável: como tudo começou

Este blog Meio Ambiente, Sustentabilidade e CIA, Sempre Honra a quem merece honra.A homenagem de hoje é para os pioneiros do projeto, que hoje sobre minha coordenação passou a chamar Jardim Sustentável. O motivo que eu tomei essa decisão é porque alguns alunos que participaram da primeira etapa do projeto, esse ano(2009) são meus alunos no sexto ano ( segunda etapa do projeto, sob minha coordenação).
Em 2008 foram seis professoras da quarta série que participaram da primeira etapa ( duas por série), sob a coordenação da supervisora Carmen Pacheco. A Carmen é a autora da fase inicial do projeto, inclusive ela registrou a primeira etapa deste projeto no CEMEPE, sobre o nome “Projeto Adoção do Canteiro da Escola”, no ano de 2008.
No ínicio desse ano (2009), ela me convidou para ser a nova coordenadora do projeto, e me deu liberdade para dar novos rumos ao projeto, uma vez que eu assumi , inclusive, todos os custos financeiros do projeto ( de Todos os canteiros, sem acarretar, nenhum custo para os alunos( principalmente ).Uma vez que o novo objetivo da segunda etapa do projeto, é educação ambiental sustentável e o seu uso como ferramenta pedagógica e não somente humanizar os espaços. Mas educar para a cidadania sustentável dentro de um ensino aprendizagem construcionista, na idéia da ecopedagogia sustentável, e também na educação por projeto, que eu sempre trabalhei na minha trajetória educacional.
Este blog é um veículo de divulgação, das minhas atividades pedagógicas, e ações de meio ambiente com sustentabilidade, por isso sempre, que possível, trago notícias do projeto, mas nunca me esqueci de quem foram os pioneiros, porque a formação dos canteiros valeu muito esforço e trabalho. Mas falar que manter e dar continuidade, é fácil, é uma grande injustiça, porque é uma manutenção que não é muito barata, pois o manejo é todo ecologicamente correto e sustentável, e só a ajuda dos alunos regando, plantando novas mudas e retirando lixos que usualmente jogam lá e erva daninhas, não é o suficiente, precisa do auxílio de pelo menos um jardineiro competente( que é remunerado por mim), colocar novas mudas ( inclusive novas espécies), e é óbvio comprar os adubos e pesticidas ( todos orgânicos) que não cai do céu.
Além disso precisa fazer novos canteiros, e começar do zero na formação desses canteiros, o que, com a graça de Deus, que até aqui tem sido gracioso, e tem me ajudado, será realizado no segundo semestre desse ano, pois hoje entramos de férias, e retornamos em agosto, pela misericórdia do Deus Vivo.
Por isso divulgo o projeto neste blog Meio Ambiente, Sustentabilidade e CIA, pois sete blog está diretamente ligado a um outro projeto meu sobre meio ambiente e sustentabilidade, e mais especificamente ao meu projeto sobre o uso de tecnologias na educação desenvolvido na Escola Municipal Otávio Batista Coelho Filho, no bairro Brasil, em Uberlândia- MG.Visitando, com calma, todo esse blog, você vai encontrar uma lista de vários blogs dos meus alunos( logo aumentarei os links dessas lista), que fazem parte desse projeto de ferramentas tecnológicas no ensino. Esse blogs, sites, foram feitos sob meu ensino e orientação( inclusive em horários de folga, voluntariamente e gratuitamente). Fui eu que ensinei, como mandar um email, o uso básico e até complexo do computador, fazer um arquivo, montar o blog, os sites, colocar vários programas que vocês vêm neste blogs, e no meu , inclusive, ou seja o uso das ferramentas midíaticas, pois tenho curso de pos graduação na área, entre as várias graduações que eu tenho.
Como uso essas ferramentas para ensinar o conteúdo de ciências, nas várias séries que leciono ( por isso os blogs dos meus alunos, têm temas variados), no sexto ano
utilizo o blog para trabalhar o conteúdo do sexto ano que é meio ambiente e ecologia ( ar, água, solo, ecologia, etc.).
Por isso para maiores esclarecimentos e conferindo a merecida honra aos pioneiros do projeto na primeira etapa em 2008 (e que não contavam com o auxílio das ferramentas tecnológicas, principalmente online), vou apresentar após este editorial uma apresentação de slides do inicio do projeto, que foi uma doação das minhas alunas Brenda e Giselle ( ums dias atrás), do sexto ano A.
Vale esclarecer que nessa segunda etapa em 2009 , somente eu professora Lia Fernandes e os meus alunos do sexto ano adotamos todos os canteiros, e agora dizemos que adotamos o jardim, poiscuidamos do todo, e agora é jardim sustentável. A partir do segundo semestre, desse ano, ficará maior, com a formação de novos canteiros, porque no primeiro semestre, estávamos acrescentado novas mudas, novas espécies, e adotando um manejo ecológico ao jardim. Estamos fazendo blogs, sites , desenhos, projetos de ecologia, aula ao ar livre de ecologia e solo ( inclusive duas estágiarias da UFU de Biologia nos ajudaram nessa tarefa), no dia que o jardineiro vem, ele da aula de técnicas de manejo, sobre cuidados com as flores, a grama, o solo, etc
È bom ressaltar que o jardim da escola pertence à comunidade, é um patrimônio público e esta atualmente na gestão do diretor João ( que tem um carinho e um cuidado especial com todo o jardim e a escola em geral).
Assista a apresentação de slides da formação do primeiro canteiro( professora Cirene e da Gleidimar) na postagem abaixo, para saber como tudo começou em 2008. Pois este blog sempre honra a quem merece honra.
Obrigado a todos, os que foram da primeira etapa, e aos atuais da segunda etapa.
Professora Lia Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores do Blog Jardins e CIA, Seja Bem Vindo