Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2009

Editorial

Projeto Jardim Sustentável

O Projeto Jardim Sustentável começou no início de 2008, na Escola Municipal P. Domingos Pimentel de Ulhôa, na coordenação da supervisora Carmem. Foi a primeira etapa do projeto, que tinha principalmente o objetivo de humanizar os espaços. Nessa etapa ele se chamava Projeto Canteiro Multidisciplinar, e algumas professoras da quarta série desse ano (2008), em duplas, adotaram um dos canteiros do jardim. Ao todo três canteiros, logo na entrada, dos funcionários, da escola. Com a ajuda financeira dos pais de alunos, dos alunos, dos professores envolvidos no projeto, da direção e da caixa escolar foram montados os canteiros. Houve muita doação, inclusive de mudas, principalmente do Parque Sábia.

No início desse ano de 2009 fui convidada para se a nova coordenadora do projeto, pela supervisora Carmen, uma vez que a maioria dos alunos que começaram o projeto canteiro, na quarta série em 2008, agora são meus alunos na quinta série (sexto ano), na disciplina de ciências, e a matéria desta série é principalmente meio ambiente (ar, água, solo, ecologia, etc.).

Resolvi aceitar, uma vez que desde que comecei lecionar, trabalho com projetos educacionais, e atualmente já trabalho com outros projetos, como o de nutrição, o de artrópodes, o do herbário, o do blog, de ferramentas tecnológicas, etc. Como já trabalho com projetos educacionais, bem sucedidos, faz tempo, aceitei a coordenação deste projeto, nesta segunda etapa, e troquei o nome de canteiro multidisciplinar para Projeto Jardim Sustentável, porque eu e meus alunos adotamos todos os canteiros, e eu assumi os custos financeiros do projeto, com o patrocínio, também, do meu esposo.

È a nova etapa do projeto, onde resolvi que todo projeto será voltado para o meio ambiente e sustentabilidade, educação ambiental e também esta sendo usado como ferramenta pedagógica, principalmente, como um laboratório de ciências ao ar livre.

Todo tipo de adubo e manejo do jardim sustentável é orgânico, ecologicamente correto, com novas mudas, e também as plantas do ano de 2008, já estavam dando mudas, eu estou usando essas novas mudas,( na idéia do sustentável), como as da orquídea de solo Lélia, que eu retirei mudas da original, e já plantei nos outros canteiros, e pegaram, estão em desenvolvendo. Comprei mudas de mini ixora e coloquei em um canteiro, que com o auxílio de um jardineiro que eu contratei, e dos alunos, plantamos,plantamos no canteiro, que o ano passado estava aos cuidados da professora Dilza e alunos, este canteiro se recusava florir, e as novas mini ixoras deram nova vida ao canteiro, trazendo cor e belos matizes, as azaléias, não floriam , plantamos mini azaléias entre as antigas, e já estão em plena floração, mudamos o tipo de adubação em todos os canteiros, todos ecológicos, inclusive os da orquídea, de árvore, a grama de um dos canteiros estava seca e amarela, o jardineiro colocou uréia e a grama tomou vida e esta verde. Na semana passada, o diretor João comprou um adaptador de irrigação, para mangueira, e facilita regar a grama, desse canteiro, que fica mais na parte de baixo. O diretor João tem um carinho especial com esse jardim. Fizemos também a mudança de local de mudas do gerânio , que não estava adaptado ao local, onde foi plantado, e agora , no novo local já está florescendo, as erikas que contornam um dos canteiros, se adaptaram bem em dois lados, nos outros dois morreram, por isso em um dos lados foi que plantamos ( o jardineiro, eu e os meus alunos ) a mini ixora, deu muito certo, e vamos plantar no outro lado, muito em breve. Foi feita a poda das plantas, inclusive do pingo de ouro, em todos os canteiros, a retirada de ervas daninhas e pragas, e a correção da acidez do solo, etc. Os meus alunos se revezam para regar os canteiros, principalmente, nos que não tem irrigação, retirar lixos, eventualmente jogados, folhas secas das árvores,pragas e matinhos, que geralmente crescem rápido, eles não se cansam de registrar o desenvolvimento do jardim com fotos e filmagens, que eles colocam nos seus orkuts, msn, blogs, sites, gravam no pen drive, cds, DVds, que estamos montado, dentro de um outro projeto de meio ambiente e sustentabilidade que eu já desenvolvo, voltado parta a revista semeando e para incentivar o hábito de redigir, a leitura e a interpretação.

Dentro da agenda de atividades do Projeto Jardim Sustentável, uma das próximas atividades é a formação do canteiro de girassóis, o meu aluno João Pedro, do sexto ano A, já doou as sementes, e vamos começar a sementeira, e fase de germinação, para depois transplantar as mudas para o canteiro definitivo. Tem prioridade o canteiro plantado, na primeira etapa, pela professora Doralice e seus alunos da quarta série de 2008, descobrimos, que uma canalização da pia da sala dos professores, esta escoando esta água usada da pia justo para este canteiro, e após solucionar este problema, este canteiro terá um novo planejamento, será um canteiro mais exótico. Escolhemos este tema, juntamente com a professora Doralice ( muito competente), porque ela e seus alunos, o ano passado, escolheram como umas das espécies principais do canteiro que eles adotaram a bananinha-de-jardim, e o tema do canteiro surgiu desta planta, que é o ponto focal deste canteiro.

Este é um pequeno relato das últimas atividades do Projeto Jardim Sustentável, farei novos relatos em breve, sempre lembrado que projetos educacionais ,são trabalhos de equipe, estamos na segunda etapa, e todos somos participantes, porque a escola, como um todo tem carinho com o projeto, é um legado, que faz parte de uma educação ambiental em busca de uma educação cada vez mais sustentável.

DEPOIMENTO DA PROFESSORA DORALICE

Este blog sempre honra quem merece honra, e hoje a homenageada é a professora Doralice (incansável na luta pela educação pública de qualidade). Para isso ela nos forneceu um pequeno relato da sua participação no projeto, fazendo parte da equipe pioneira. Leia o relato da professora Doralice,a seguir.

"Aos visitantes da Escola M. P. Domingos Pimentel de Ulhôa, no bairro Santa Mônica, em Uberlândia MG, logo na entrada poderá contemplar belos canteiros, bem cuidados, onde os alunos das quartas séries (de 2008) adotaram; podendo assim valorizar esse local de trabalho, com várias espécies, como; maria-sem-vergonha, bananeira-de-jardim, brinco-de-ouro.

Eram três canteiros onde foram divididas entre seis professoras. Eu, professora Doralice trabalhei com a professora Lourdes e todos os nossos alunos, que tanto participaram. Lembro-me do professor Guimarães Rosa quando diz,.."Quando nada acontece,... há um milagre que não estamos vendo.."

E é arrancando as pragas, com as mãos sujas de terra, recolhendo lixo como; sacolinhas, papéis de bala, de bolacha, de chocolates, com enxadas em punho, preparando o solo, pude perceber que a força, união, amizade, cooperação podiam prevalecer e ser tão contagiante.

Este canteiro nos serviu de ferramenta de trabalho, inspiração, pois ali os alunos puderam aprender não só valores que pareciam estar esquecidos, mas sem dúvidas utilizamos para escrever poesias, para matemática, história, ciências, e principalmente no conteúdo de geometria, onde foi contemplado, quase todos os conteúdos dessa disciplina, fazendo trabalho de campo, e tudo transcorreu de forma bem tranqüila.

Os formatos dos canteiros são uma boa oportunidade para desenhar:

1- Planta do canteiro.

2- Reconhecer formas geométricas.

3- Utilizar diferentes instrumentos de sistema de medidas, como fita métrica, trena.

4- Trabalhar com perímetro.

5- Metro quadrado.

6- Área, dentre outras...

7- Todas as atividades foram feitas no caderno quadriculado.

Posso afirmar que qualquer trabalho de campo leva o aluno a repensar o seu jeito de ver o mundo, vai transformar os seus atos; pois quem joga lixo, agora arrancas as pragas, molha as plantas, como verdadeiros seres humanos respeitando a natureza.

Sinto muitas saudades."

Beijos

Professora Doralice

"A todos os alunos nosso muito obrigado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores do Blog Jardins e CIA, Seja Bem Vindo