Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Depoimento da professora Doralice

DEPOIMENTO DA PROFESSORA DORALICE

Este blog sempre honra quem merece honra, e hoje a homenageada é a professora Doralice (incansável na luta pela educação pública de qualidade). Para isso ela nos forneceu um pequeno relato da sua participação no projeto, fazendo parte da equipe pioneira. Leia o relato da professora Doralice,a seguir.

"Aos visitantes da Escola M. P. Domingos Pimentel de Ulhôa, no bairro Santa Mônica, em Uberlândia MG, logo na entrada poderá contemplar belos canteiros, bem cuidados, onde os alunos das quartas séries (de 2008) adotaram; podendo assim valorizar esse local de trabalho, com várias espécies, como; maria-sem-vergonha, bananeira-de-jardim, brinco-de-ouro.

Eram três canteiros onde foram divididas entre seis professoras. Eu, professora Doralice trabalhei com a professora Lourdes e todos os nossos alunos, que tanto participaram. Lembro-me do professor Guimarães Rosa quando diz,.."Quando nada acontece,... há um milagre que não estamos vendo.."

E é arrancando as pragas, com as mãos sujas de terra, recolhendo lixo como; sacolinhas, papéis de bala, de bolacha, de chocolates, com enxadas em punho, preparando o solo, pude perceber que a força, união, amizade, cooperação podiam prevalecer e ser tão contagiante.

Este canteiro nos serviu de ferramenta de trabalho, inspiração, pois ali os alunos puderam aprender não só valores que pareciam estar esquecidos, mas sem dúvidas utilizamos para escrever poesias, para matemática, história, ciências, e principalmente no conteúdo de geometria, onde foi contemplado, quase todos os conteúdos dessa disciplina, fazendo trabalho de campo, e tudo transcorreu de forma bem tranqüila.

Os formatos dos canteiros são uma boa oportunidade para desenhar:

1- Planta do canteiro.

2- Reconhecer formas geométricas.

3- Utilizar diferentes instrumentos de sistema de medidas, como fita métrica, trena.

4- Trabalhar com perímetro.

5- Metro quadrado.

6- Área, dentre outras...

7- Todas as atividades foram feitas no caderno quadriculado.

Posso afirmar que qualquer trabalho de campo leva o aluno a repensar o seu jeito de ver o mundo, vai transformar os seus atos; pois quem joga lixo, agora arrancas as pragas, molha as plantas, como verdadeiros seres humanos respeitando a natureza.

Sinto muitas saudades."

Beijos

Professora Doralice

"A todos os alunos nosso muito obrigado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores do Blog Jardins e CIA, Seja Bem Vindo