Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2009

O manjericão




Nessa segunda etapa do projeto a supervisora Carmen Pacheco, resolveu formar o canteiro do chá, canteiro de plantas medicinais..Ela ,a princípio, está cultivando o manjericão. Leia, a seguir, curiosidades sobre essa planta.
curiosidades:
Nome científico: Ocimum basilicum
É nativo da Índia onde é cultivada como planta sagrada. É uma das mais importantes ervas culinárias. Usada em várias receitas, como por exemplo o macarrão ao pesto, arroz com ervas,
molho de tomates, salada de tomate, mussarela e manjericão, etc. Ele tem alto valor nutricional, entre eles; cálcio, vitamina A, B, etc. Deve ser colocado sempre por último nos alimentos, para não perder seus princípio ativos.
Ele tem um excelente uso medicicinal, veja alguns; digestão difícil, calmante, gases, azia, dor de cabeça, diurético, tosse, estress, exaustão, tensão muscular, falta de memória, mau hálito, infecção de garganta, etc.
Ele é um poderoso energizante, funciona como um tônico.
o manjericão é muito usado para a obtenção de óleos essenciais, como insenticida natural, e repelentes. Na região do Mediterrâneo a erva é plantada nos beirais das janelas para repelir os mosquitos e moscas domésticas.
Quando o manjericão florir, corte o pendão floral, isto manterá o vigor da planta e aumentará a sua longevidade, para isso é recomendado o replantio. Não é por acaso que os italianos chamam o manjericão de "erva rainha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores do Blog Jardins e CIA, Seja Bem Vindo